02/02/2012

Secretaria de Saúde realiza mais 15 mutirões contra dengue

Jardim Esperança apresenta Índice de infestação do mosquito transmissor acima do limite

Secretaria de Saúde realiza mais 15 mutirões contra dengue

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Localizado na região da Fazenda da Barra, o bairro Jardim Esperança será atendido neste sábado, dia 04 de fevereiro, com o primeiro mutirão de limpeza e combate à dengue promovido pela Prefeitura em 2012, através do trabalho integrado entre três secretarias municipais (Saúde, Obras e Serviços Públicos). O objetivo dos mutirões de limpeza é recolher materiais nas residências que possam acumular água parada e com isso evitar a formação de focos do mosquito transmissor da doença. A foto retrata um dos mutirões ocorridos no ano passado.

Os trabalhos no Jardim Esperança serão realizados de 8 às 14 horas, com o apoio de quatro caminhões e duas máquinas retroescavedeiras. Cerca de 30 servidores municipais estão mobilizados para a realização deste mutirão. Eles vão reforçar junto aos moradores os cuidados que devem ser adotados para diminuir os riscos de dengue, distribuir folhetos informativos, eliminar possíveis focos e recolher recipientes como garrafas, pneus, latas velhas e tambores, entre outros objetos.

Levantamentos da Secretaria Municipal de Saúde indicam que no Jardim Esperança o índice de infestação do mosquito da dengue chegou a 2,8 por cento, sendo que o percentual tolerado pelo Ministério da Saúde é de um por cento.

- Esta época do ano é um dos períodos mais críticos no que diz respeito à dengue, pois com uma intensidade maior de chuvas, o volume de água cresce de forma significativa, daí a importância de a população redobrar as providências para impedir a proliferação da doença. A dengue pode matar. E a luta contra ela não se constitui numa obrigação desta ou daquela pessoa, deste ou daquele segmento, mas sim o dever de toda a população e da sociedade como um todo – declarou o secretário de Saúde do Município, Daniel Brito.

Segundo o calendário divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde, os mutirões de limpeza contra a dengue no período de 04 de fevereiro a 26 de maio serão realizados nos seguintes bairros: mês de fevereiro: Jardim Esperança (dia 04), Fazenda da Barra I (dia 11), Parque Minas Gerais (dia 25); março: Fazenda da Barra III (dia 03), Morada da Barra (10), Vila Maria Cândida (17), Parque Embaixador (24), Fazenda da Barra II (31); mês de abril: Campo Belo (dia 14), Jardim do Sol (21), Castelo Branco I e II (28); e mês de maio: Paraíso (dias 05 e 12), Bairro Cabral (dias 19 e 26).

Palavras chaves: PREVENÇÃO