Resende

21° Min27º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

28/11/2012

Secretaria de Saúde realiza atividade no Calçadão para marcar Dia Mundial de Luta contra a Aids

Objetivo é conscientizar população sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Secretaria de Saúde realiza atividade no Calçadão para marcar Dia Mundial de Luta contra a Aids

 

 

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde, realiza um evento neste sábado, 1º de dezembro, no Calçadão de Campos Elíseos, para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Das 9h às 12h, haverá distribuição de cartilhas com informações sobre a doença e de preservativos.

   - A maneira mais eficaz de prevenir ainda é a utilização do preservativo. Além disso, queremos divulgar que o teste para detectar a doença é gratuito e pode ser realizado de forma anônima. E descobrir precocemente também é importante para a prevenção - reforça a enfermeira do Programa DST/HIV/Aids, Natália Campos.

   A equipe do Programa de Resende dispõe de três médicos, entre eles uma pediatra, enfermeira, assistente social e psicóloga, além de funcionários da área administrativa.

   Os pacientes cadastrados no programa contam com assistência médica, psicológica e de assistente social, são encaminhados para especialistas da rede e recebem gratuitamente os medicamentos antirretrovirais, que são enviados ao município pelo governo federal. A Prefeitura oferece também medicamentos para tratar das infecções oportunistas e de outras doenças comuns.

   Os pacientes ganham ainda vale transporte e vale alimentação, de acordo com avaliação da assistente social. Além disso, as mães que não podem amamentar recebem leite para os bebês, que são acompanhados desde o parto pela pediatra.

   O atendimento no programa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, no Posto Resende, em frente ao Colégio Santa Ângela, no Centro. A equipe do programa percorre também unidades de saúde, escolas, associações de moradores e empresas do município com atividades educativas sobre a importância da prevenção à doença.

   O Programa DST/HIV/AIDS atende não somente os portadores de HIV, como também de outras doenças sexualmente transmissíveis. Atualmente, 236 pessoas são cadastradas no Programa. Para detectar o HIV, é necessário fazer um teste de sangue em laboratório. Ele pode ser realizado gratuitamente, e de forma anônima, na rede pública municipal.

   A AIDS é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. A transmissão ocorre por meio do contato com sangue, sêmen, secreção vaginal ou leite materno da pessoa doente. Vale destacar que suor, lágrima, beijo no rosto ou na boca e uso comum de sabonete, toalha, copos ou talhares, entre outros, não transmitem a doença, que não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas.

   Entretanto, alguns sintomas iniciais são semelhantes, como febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. Com a progressão da doença, e o comprometimento do sistema imunológico do indivíduo, começam a surgir doenças oportunistas, entre elas tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso (toxoplasmose e meningite, por exemplo).

   Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3354-6752.

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados