18/01/2010

Secretaria de Saúde promove vacinação contra tétano e hepatite

Manicures, podólogos e tatuadores devem ser imunizados

Secretaria de Saúde promove vacinação contra tétano e hepatite
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orientou esta semana, que todas as manicures, podólogos e tatuadores de Resende devem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina contra tétano e hepatite B. A orientação é do Governo do Estado, mas vai de encontro à proposta da administração do prefeito José Rechuan (DEM) em reforçar as ações preventivas na área da saúde pública. - A Secretaria Estadual de Saúdeinforma que manicures e podólogos precisam tomar essas vacinas. Já a Secretaria Municipal decidiu incluir os tatuadores, porque eles também estão expostos a acidentes com materiais cortantes e correm riscos de contaminação. A infecção por essas doenças pode acontecer através de ferimentos na pele. O tétano, inclusive, pode levar à morte – explicou a enfermeira do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Natália Campos. Ela informou também que o Programa fará uma consulta junto ao DAT (Departamento de Arrecadação Tributária) e ao Serviço de Vigilância Sanitária do Município visando saber quantos estabelecimentos comerciais existem em Resende com esses profissionais. - A partir daí, faremos uma busca ativa nos locais, para garantir que todos sejam imunizados. Mas, além disso, existem muitas manicures autônomas. Por isso, vamos fazer um trabalho de conscientização e divulgação da necessidade da vacina e dos riscos das doenças – acrescentou a enfermeira. Segundo Natália Campos, a imunização contra tétano e hepatite B de manicures, pedicures e podólogos passará a ser também uma exigência para registrar esse tipo de estabelecimento comercial. Outras informações sobre a vacinação poderão ser obtidas no setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde ou pelo telefone 3360-0034 (o Setor de Imunização funciona na Posto de Saúde Resende, em frente ao Colégio Santa Ângela, no Centro da cidade).
Palavras chaves: PREVENÇÃO