11/05/2009

Secretaria de Saúde promove Semana da Enfermagem

Abertura contará com a presença de Rechuan

Secretaria de Saúde promove Semana da Enfermagem

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura promove, de 12 a 20 de maio, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, a Iª Semana de Enfermagem. Criada em 1960,  durante o governo do ex-presidente Juscelino Kubitschek, para ser realizada em âmbito nacional, o objetivo da semana é destacar a importância do trabalho da categoria, juntamente com os seus auxiliares e técnicos, na prevenção e tratamento da saúde da população.

A cerimônia de abertura em Resende acontece nesta terça-feira, dia 12 de maio, às 8 horas, no Hospital de Emergência. Esta solenidade contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) e o titular da Secretaria de Saúde, Daniel Brito. Atualmente, o hospital conta com 120 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.

- Sabemos que não existe saúde se não houver o trabalho dos enfermeiros. São eles, junto com seus auxiliares e técnicos, que cuidam dos pacientes depois que os médicos fazem os procedimentos, ministram medicamentos, fazem curativos e dão toda a assistência que as pessoas precisam. Uma unidade de saúde não pode existir sem esses profissionais – disse o secretário Daniel Brito.

Segundo a coordenadora geral do serviço de enfermagem do Hospital de Emergência, Sarita Cesário Sodor, a Prefeitura preparou uma programação voltada especialmente para os profissionais da enfermagem, cujo dia mundial é comemorado amanhã, daí a escolha da data para o início da Semana em Resende.

A programação da Iª Semana de Enfermagem de Resende vai incluir palestras e mostra de trabalhos alusivos à atividade, que serão realizadas no próprio hospital, de 8 horas ao meio-dia. Sarita destacou o apoio do prefeito Rechuan e do secretário de Saúde para a organização do evento.

Palavras chaves: SAÚDE