29/07/2011

Secretaria de Saúde promove Semana da Amamentação

Atividades terão a participação das gestantes atendidas nas unidades médicas

Secretaria de Saúde promove Semana da Amamentação

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Em comemoração à Semana Mundial da Amamentação, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove entre os dias 01° e 07 de agosto, diversas atividades, que serão destinadas especialmente às 315 gestantes acompanhadas em 26 unidades de saúde do Município.

De acordo com a nutricionista Roberta Santos, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Prefeitura, a Secretaria de Saúde determinou aos profissionais responsáveis de cada uma das unidades que divulguem e promovam ações voltadas ao incentivo do aleitamento materno, como distribuição de materiais informativos, realização de palestras, brincadeiras e distribuição de lanches.

As atividades serão realizadas nos horários da manhã e tarde, conforme estabelecido por cada coordenação.

Além disso, na quarta-feira, dia 03 de agosto, uma equipe técnica da Secretaria de Saúde, composta por duas nutricionistas e uma fonoaudióloga, participará de um seminário sobre amamentação, no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

O evento é promovido pelo Governo do Estado e tem o objetivo de capacitar profissionais que atuam nessa área.

Na sexta-feira, dia 05, às 15 horas, na Casa da Amizade, será realizada uma comemoração para as gestantes de todas as unidades, com distribuição de brindes, lanches, brincadeiras, gincana e apresentação musical.

No ano passado, a campanha foi trabalhada através da distribuição de materiais impressos e visuais. Esse ano, cada unidade promoverá atividades, de acordo com o trabalho dos profissionais junto às gestantes.

Nos meses de abril e maio, a coordenação promoveu capacitações para as equipes envolvidas nesse trabalho.

A meta da equipe técnica é ampliar o número de unidades de saúde premiadas com o título de Unidade Amiga da Amamentação, que foi concedido esse ano ao módulo do Programa Saúde da Família da Baixada da Olaria (foto), pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Para conquistar a certificação, a Secretaria Municipal de Saúde implantou a IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação) visando promover e apoiar o aleitamento materno.

O posto da Baixada da Olaria cumpriu os "Dez Passos para o Sucesso da Amamentação", que prevê, entre outros procedimentos, o incentivo à amamentação, orientando ás mães e gestantes sobre a importância de iniciá-la na primeira hora após o parto, oferecendo exclusivamente o leite materno até o sexto mês, e complemetando-a até os dois anos da criança.

- Estamos intensificando nossas ações em outras unidades do Programa Saúde da Família, como os módulos dos bairros São Caetano e Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio, para que também possam concorrer e receber este título – conclui Roberta.
Palavras chaves: VIDA SAUDÁVEL