10/08/2012
Secretaria de Saúde promove oficinas em comemoração à Semana da Amamentação
Nutricionistas mostraram às mães alimentação correta para bebês a partir dos seis meses de idade
Crédito: Divulgação - SMS/PMR
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu esta semana oficinas para mães sobre a importância do aleitamento materno, em comemoração à Semana Mundial da Amamentação, que aconteceu entre os dias 1° e 7 de agosto. Neste ano, o tema definido pelo Ministério da Saúde foi "Entendendo o passado, planejando o futuro: comemorando 10 anos da Estratégia Global OMS/Unicef para Alimentação Infantil e da Criança Pequena."
As oficinas cujo objetivo foi abordar a alimentação complementar que deve ser oferecida aos bebês a partir dos seis meses de idade, foram realizadas nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) da Baixada da Olaria, na terça-feira, dia 07 de agosto; no Jardim Beira Rio, quarta-feira, dia 08; no São Caetano, quinta-feira, dia 09; e na Liberdade, nesta sexta, dia 10. As oficinas foram ministradas pela coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) da Secretaria de Saúde, a nutricionista Roberta Santos, pela nutricionista Michelle Viana e pela fonoaudióloga Luciana Crivella.
Segundo Roberta, as unidades da Baixada da Olaria, Jardim Beira Rio e São Caetano foram escolhidas por terem recebido títulos de Unidade Amiga da Amamentação, do Governo do Estado. No posto da Liberdade, o trabalho foi realizado por ser uma unidade nova, que carecia de uma ação voltada para a orientação das mães que têm filhos em idade de amamentação. No total, 45 mães participaram das oficinas.
- Nós levamos para as oficinas alimentos como arroz, feijão, legumes, iogurte, ovos, mel e outros itens, tudo pronto. No local, montamos uma mesa de refeição e pedimos para que as mulheres nos mostrassem que alimentos elas dariam para seus filhos. Depois disso, nós montávamos a refeição correta, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde - explicou a coordenadora da Atan, salientando que além de ensinar às mães como complementar a alimentação dos bebês, introduzindo novos alimentos além do leite materno, as oficinas serviram também para a troca de experiência entre as mulheres.
No encerramento da Semana da Amamentação, que aconteceu com a oficina no bairro Liberdade, o grupo de teatro da APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância) encenou uma peça para as mães, que também participaram de um café da manhã e de um sorteio de brindes doados à unidade.