10/03/2010

Entidade filantrópica, instituição recebe também repasses do Governo Federal

Secretaria de Saúde planeja outras ações a favor da Santa Casa

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

No final do ano passado, ao comentar o apoio da administração do prefeito José Rechuan para a Santa Casa, o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, destacou também a elaboração de um projeto com o objetivo de a instituição receber também repasses das prefeituras de outros municípios, cujos moradores são atendidos por esta instituição hospitalar. Segundo levantamentos da Secretaria de Saúde, pelos menos 20 por cento dos pacientes atendidos pela Santa Casa moram em outras cidades da região. Por ser uma instituição filantrópica, a Santa Casa tem administração própria e recebe um aporte do Governo Federal de benefícios fiscais, além da remuneração paga pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e dos repasses da Prefeitura. O restante dos recursos necessários deve ser de arrecadação própria, através do atendimento prestado no setor particular da unidade. Outra medida da Prefeitura em benefício da Santa Casa foi a elaboração, por meio de um trabalho conjunto com a direção do hospital, de mutirões destinados à realização de cirurgias de varizes. Como existe uma demanda muito grande no município para esse procedimento cirúrgico, o volume de recursos liberados pelo Ministério da Saúde para este serviço é maior. Na foto, da esquerda para a direita, o assessor especial da Prefeitura, Norival Diniz, e o secretário municipal de Obras, Rubens Almada, durante a vistoria feita hoje pela manhã na Santa Casa. Na próxima semana, a Prefeitura inicia a recuperação de parte do telhado do hospital, que caiu na noite de terça-feira, dia 09.
Palavras chaves: APOIO