20/09/2010
Secretaria de Saúde marcou quase duas mil consultas em agosto
Faltas de pacientes caíram de 48 para 21 por cento
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta segunda-feira, dia 20, um balanço das consultas com médicos especialistas agendadas pela Central de Marcação, no mês de agosto deste ano. O relatório informa que a Central marcou 1.908 consultas no período de 01º a 31 do mês passado para pacientes cadastrados nos módulos do Programa Saúde da Família.
Lançada em janeiro pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), a marcação por meio da Central tem como objetivo agilizar o atendimento médico especializado para os moradores dos bairros de abrangência do Programa Saúda da Família. Dessa forma, os pacientes não precisam mais se deslocar até as unidades de referência para marcar a consulta, que acontecem dentro do mês.
O resultado divulgado hoje pela Secretaria de Saúde aponta outro resultado positivo: a diminuição do número de pacientes que faltavam às consultas marcadas. Após a realização de uma ampla campanha educativa junto aos pacientes, através da qual foi ressaltada a importância deles comparecerem aos consultórios médicos na data e no horário marcado, o percentual de ausências caiu de 48 por cento em julho para 21 por cento no mês seguinte.
Na avaliação da diretora de Atenção de Saúde Básica da Prefeitura de Resende, Ana Paula Bueno, “essa queda é reflexo de um trabalho de conscientização desenvolvido junto às comunidades pelos agentes de saúde”. Além disso, segundo Ana Paula Bueno, “com o funcionamento da Central de Marcação de Consultas, os agentes comunitários têm um controle mais detalhado e ajuda as pessoas a não se esquecerem do atendimento”.
Para o prefeito José Rechuan (DEM), o resultado do relatório “comprova o esforço da administração municipal visando melhorar cada vez mais os serviços na área de saúde pública em Resende”. No entendimento de Rechuan, além de tornar mais rápida a consulta com os médicos especialistas, “outra proposta da Central é diminuir os transtornos antes enfrentados pelos pacientes em busca deste tipo de atendimento”.
- A nossa administração vem trabalhando desde o dia 01º de janeiro do ano passado para diminuir os problemas da Saúde e com isso oferecer aos pacientes um atendimento cada vez melhor. Sabemos que muita coisa ainda precisa ser feita, mas por outro lado podemos afirmar com a consciência tranqüila de que muito já foi realizado no setor. A própria implantação da Central de Marcação representa uma conquista importante – disse Rechuan.
O processo de agendamento de consultas por meio da Central de Marcação começa no módulo do Programa Saúde da Família, com o encaminhamento do médico responsável pela unidade. A partir desta etapa, o próprio módulo se encarrega de marcar a consulta nas unidades de referência e informar os pacientes, por meio de uma comunicação oficial entregue em suas próprias residências pelos agentes comunitários de saúde. A comunicação da consulta, com data, horário e local do atendimento, é informada aos pacientes com cinco dias de antecedência.
Palavras chaves: MÉDICOS ESPECIALISTAS