03/07/2012

CCZ realiza Feira de Adoção nesta sexta no Calçadão

Secretaria de Saúde intensifica parceria com ONG protetora dos animais

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria de Saúde anunciou nesta semana a ampliação dos serviços realizados pelo Canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), responsável, entre outras ações, pela vacinação antirrábica de cães e gatos do município, castração e recolhimento de animais. Um dos projetos é intensificar as parcerias com as entidades protetoras de animais.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, a Prefeitura já tem convênio com a ONG Cãodomínio Cantinho do Amigo, por meio do qual fornece ração para 180 animais abrigados pela organização. Além disso, o CCZ apóia a realização de feiras de adoção, com divulgação, transporte de animais e equipamentos, para garantir que esses cachorros abrigados tenham um lar.

- Os animais na ONG também recebem a visita do médico veterinário do centro, são vacinados, chipados (identificados por meio de chips eletrônicos), castrados e medicados, se houver necessidade - acrescentou a diretora.

Na avaliação da vice-presidente da ONG, Noemia Correia, essa parceria com o poder público é fundamental para garantir a assistência dos animais abrigados.

- Temos que agradecer à Prefeitura, principalmente à diretoria de Vigilância em Saúde, pelo apoio e pelo tratamento digno que dão aos animais. O CCZ mudou bastante e agora até parece uma clínica particular. A estrutura, a higiene, as condições de abrigamento dos animais, com ração e medicamentos, mostram a preocupação do atual governo com os bichos - salientou Noemia.

Entre as ações que serão ampliadas no Centro de Controle de Zoonoses está o atendimento clínico gratuito que será oferecido pelos veterinários no local. No total, são cerca de 15 funcionários na equipe do canil, sendo cinco médicos veterinários, assistentes de cirurgias, auxiliares de serviços gerais, motoristas, entre outros profissionais. Os serviços oferecidos incluem cirurgias de castração, acompanhamento pré e pós-operatório, atendimento às situações de emergência de animais recolhidos, além de outras ações.

Outra melhoria promovida pela Prefeitura no Canil foi a compra de toldos e borrachão, para evitar que os cachorros fiquem no chão frio e tenham mais conforto durante a permanência no CCZ.

Neste ano, já foram imunizados 8.646 animais contra raiva, entre cães e gatos. Até junho, o CCZ havia realizado também 656 cirurgias de esterilização em animais apreendidos ou cujos proprietários eram de baixa renda.

FEIRA DE ADOÇÃO - Nesta sexta-feira, dia 6 de julho, a equipe do CCZ, em parceria com a ONG, realiza uma Feira de Adoção, no Calçadão, das 9h às 14h. Todos os animais já foram vacinados, castrados e receberam medicamentos contra vermes. Serão oito filhotes (três machos e cinco fêmeas) do CCZ, além de animais adultos abrigados pela ONG.

Palavras chaves: ANIMAIS