11/01/2012

Secretaria de Saúde encontra mais 180 focos de dengue em apenas uma semana

Crescimento do índice de infestação do mosquito transmissor preocupa autoridades

Secretaria de Saúde encontra mais 180 focos de dengue em apenas uma semana

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Secretaria Municipal de Saúde informou na manhã desta quarta-feira, dia 11, que houve um aumento no índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, o  Aedes aegypti, em Resende.

Segundo levantamento do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), no período de 01 a 07 de janeiro, o índice foi de 0,9 por cento contra 0,2 por cento que tinha sido registrado em outubro do ano passado.

Apesar de ainda ser avaliado como baixo risco, já que o percentual considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de um por cento, a situação do Município já pode ser classificada como preocupante.

- Com o índice verificado na primeira semana deste mês, podemos prever uma situação de risco em março, motivo pelo qual salientamos novamente a necessidade de o cuidado contra a formação de focos da doença ser redobrados em Resende – afirmou a diretora do Serviço de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque.

Em alguns bairros, como Fazenda da Barra I, Jardim Esperança, Elite, Vila Julieta, Jardim Brasília I e Jardim Brasília II, a situação preocupa ainda mais as autoridades de saúde do Município.

Na primeira semana de janeiro também foram encontrados focos da dengue nas seguintes comunidades: Vila Moderna, Vila Santa Isabel, Loteamento Morada da Montanha, Vila Santa Cecília, Loteamento Morada do Contorno, Centro, Alto do Surubi, Manejo, Vila Julieta, Bairro Cabral, Paraíso, Engenheiro Passos, Loteamento Vila Vicentina II e Liberdade.

Ao todo, agentes sanitários do CCZ identificaram em todas estas comunidades mais de 180 larvas do mosquito transmissor na primeira semana de 2012.

Os agentes sanitários realizam constantemente inspeções nos 50.612 imóveis de Resende (foto), distribuídos em 113 comunidades, priorizando alguns pontos estratégicos, como ferros velhos, borracharias e cemitérios, nos quais é comum a localização de objetos com água parada, ambiente propício à formação do mosquito transmissor.

Além das visitas domiciliares, a circulação do carro fumacê representa outra medida de prevenção adotada pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta semana (09 a 13 de janeiro), a programação do CCZ previa a passagem do veículo nos bairros Morada da Montanha, Mirante da Serra, Jardim do Oeste, Alegria Velha e Baixada Olaria. O calendário pode ser alterado devido às chuvas.

Palavras chaves: ALERTA