15/04/2013

Fórum Intersetorial de Saúde Mental acontece nesta quinta-feira, na AEDB

Secretaria de Saúde discute internação compulsória

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quinta-feira, dia 18 de abril, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental, que terá como tema "Internação Compulsória: a Interface entre a Justiça e a Saúde". O evento terá início às 8h30 no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) e vai até as 13h.

O fórum é uma realização do Programa de Saúde Mental e do CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas). A abertura contará com as presenças do prefeito José Rechuan, do secretário de Saúde, Daniel Brito, da Superintendente do Programa de Saúde Mental, Ângela dos Santos Monteiro, e do coordenador do CAPSad, Marcus Vinícius Leal Benedito.

O tema da internação compulsória será abordado através de uma palestra do delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro Orlando Zaccone, autor do livro "Acionistas do Nada" - em que aborda a condenação de pessoas acusadas de tráfico de drogas.

- O evento é aberto a todas as pessoas interessadas neste tema, mas principalmente àqueles que atuam nesta área. O objetivo é esclarecer à população sobre os mitos e verdades da temática de internação compulsória e instrumentalizar os profissionais que atuam direta ou indiretamente com esta demanda - explicou Ângela Monteiro.

O CAPS ad é responsável pelo atendimento aos dependentes em álcool e outras drogas. A unidade conta com psicoterapeuta, clínico geral e psiquiatra. A assistência é prestada também aos familiares dos pacientes. Os serviços oferecidos são: terapia, prevenção à recaída, atendimento à família, atendimento acolhedor e oficinas terapêuticas, como de música, teatro, capoeira e trabalhos com papel reciclado. O atendimento é intensivo, semi-intensivo e não-intensivo, sempre de acordo com a necessidade de cada caso.

O usuário é encaminhado através da rede pública ou pode procurar pessoalmente o CAPS ad, que fica na rua Madre Angélica, 28, no bairro Jardim Brasília. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é 3360.5410.

Palavras chaves: DROGAS