07/05/2012

Cerca de 450 pessoas estão em tratamento atualmente

Secretaria de Saúde capacita profissionais para Programa de Tabagismo

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria de Saúde realizou, na última semana, mais uma capacitação para 79 profissionais, que vão atuar no tratamento oferecido para quem quer parar de fumar, através do Programa Antitabagismo. No total, 19 unidades de saúde da Prefeitura já contam com o serviço, que soma 30 grupos responsáveis pelo atendimento de cerca de 450 pessoas.

Uma novidade implantada neste ano foi a abertura de grupos no período noturno para facilitar o acesso dos usuários que trabalham durante o dia. Esse serviço é oferecido atualmente nos postos Resende (em frente ao Colégio Santa Ângela), Manejo, Paraíso e Engenheiro Passos.

O Programa Antitabagismo está sendo ampliado pela Prefeitura para que um universo cada vez maior de cidadãos seja beneficiado por essa ação preventiva, que é muito importante na área de saúde pública, já que o cigarro é o causador de várias doenças, como câncer, infartos e derrames - disse a coordenadora do programa Sônia Cardoso Moreira Garcia.

As unidades de saúde que dispõem de grupos do Programa de Tabagismo são: Surubi, Novo Surubi, Itapuca, Fazenda da Barra I e II (foto), Paraíso, Engenheiro Passos, Baixada Olaria, Manejo, Santa Casa, CAPS ad (Jardim Brasília), Cabral, Cidade Alegria, Posto Resende, Pedra Selada (zona rural), Jardim Primavera, Jardim Beira Rio, Vicentina/Santo Amaro e São Caetano.

Desde que foi implantado pelo atual governo, em 2010, mais de duas mil pessoas já foram beneficiadas com o tratamento, sendo que neste período o índice de abandono do vício chegou a 80% dos pacientes. O tratamento inclui sessões de terapia e uso de adesivos e gomas de mascar (repositores de nicotina), mas em casos especiais o médico do posto também faz prescrição de medicamento para diminuir a ansiedade e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência. Os medicamentos, enviados pelo Ministério da Saúde, são gratuitos e já vêm no nome do paciente.

Para participar do Programa Antitabagismo, os interessados devem procurar uma unidade de saúde. Caso não haja vaga, ele aguarda em uma fila de espera, que demora no máximo um mês para convocá-lo para o tratamento. Isso acontece porque já no segundo mês, os pacientes em tratamento entram no programa de manutenção e novas vagas são abertas. Em cada unidade, as reuniões dos grupos acontecem em dias e horários diferenciados, que são informados no local. Cada grupo reúne em média 15 pacientes.

Palavras chaves: PREVENÇÃO