Resende

16° Min24º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

18/08/2011

Secretaria de Saúde apresenta Plano contra Dengue para período 2011-2012

Ações são anunciadas em reunião do Conselho Municipal de Saúde

Secretaria de Saúde apresenta Plano contra Dengue para período 2011-2012

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O Conselho Municipal de Saúde aprovou na noite desta terça-feira, dia 16, o Plano de Contingência para a Dengue, elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para o período 2011-2012.

 Esse documento prevê o planejamento de todas as ações visando à prevenção e redução dos riscos da doença no Município, além de evitar o agravamento do estado de saúde dos pacientes que contraírem o problema. O encontro do Conselho de Saúde no qual o Plano de Contingência foi apresentado contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Daniel Brito (foto).

Uma das medidas previstas pela Prefeitura para o combate à doença é o trabalho de inspeções aos imóveis do município, realizado por vigilantes sanitários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) durante todo o ano. A Secretaria de Saúde aumentou o número de agentes que atuam diariamente no controle dos focos de dengue, passando de 66 para 73.

Além disso, a Prefeitura melhorou a estrutura do CCZ, através da compra de mais duas kombis, uma nova máquina de fumacê, computadores e microscópios. No total, são cerca de dez veículos usados para transporte dos vigilantes responsáveis pelas visitas aos 50.612 imóveis de Resende, divididos em 113 bairros. Só nos primeiros dois anos e sete meses da administração do prefeito José Rechuan (DEM), foram adquiridos três novos veículos.

Atualmente, o CCZ segue às orientações do Ministério da Saúde e cumpre cinco inspeções anuais nas residências. Esse trabalho recebe o apoio dos agentes comunitários dos módulos do Programa Saúde da Família e de militares do Corpo de Bombeiros. Durante as visitas domiciliares, os vigilantes sanitários eliminam os focos do mosquito transmissor da dengue e orientam os moradores e proprietários sobre as medidas de prevenção ao vetor, como evitar o acúmulo de água parada e manter caixas d'água sempre fechadas.

Neste ano, Resende teve 984 casos confirmados da doença até o mês de agosto. No entanto, o Município não registrou mortes ocasionadas por dengue. Na avaliação da diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, esse fato é “mostra a eficiência da assistência hospitalar, principalmente o serviço prestado pelo Hospital de Emergência, que atendeu a grande maioria dos casos da doença”.

- Tivemos 96 internações motivadas pelo agravamento da dengue e nenhuma morte, o que, no nosso entendimento, representa um demonstrativo importante de que os profissionais do Hospital de Emergência atenderam de forma eficiente os casos de dengue – ressaltou a diretora.

      Para garantir a qualidade da assistência médica, a Secretaria Municipal de Saúde vai comprar mais 15 cadeiras de hidratação, onde os pacientes com suspeita de dengue receberão o soro. No total, serão 20 equipamentos destinados às unidades do Programa Saúde da Família.

     O objetivo é descentralizar a assistência aos pacientes, reforçando o atendimento também nos postos de saúde, já que neste ano, o Hospital de Emergência atendeu mais de mil pessoas com suspeita de dengue. Por isso, cinco cadeiras de hidratação, recebidas da Secretaria de Saúde do Estado, também serão levadas para os módulos de PSF. No início deste ano, o Hospital de Emergência ganhou 25 cadeiras do Governo Estadual.

      Segundo a diretoria de Vigilância em Saúde, a Secretaria de Saúde irá ainda disponibilizar um teste rápido da dengue, eficaz no diagnóstico de pacientes com início dos sintomas. Além disso, com o objetivo de agilizar os exames, a Prefeitura terá um motociclista para buscar as amostras de sangue coletadas nas unidades de PSF e levá-las ao Laboratório Municipal.

 Localizado no Centro Histórico, próximo ao Colégio Santa Ângela, o laboratório vai ser reestruturado para atender a essas demandas.

 

Palavras chaves: PREVENÇÃO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados