19/12/2013

Centro de Atendimento Fonoaudiológico oferece terapia e exames

Secretaria de Saúde amplia atendimento fonoaudiológico à população

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Neste ano, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde, passou a oferecer à população o serviço gratuito de fonoaudiologia, no Centro Municipal de Atendimento Fonoaudiológico (CMAF). No local, os pacientes têm à disposição terapia fonoaudiológica e exames de audiometria vocal e tonal, com uma equipe de cinco fonoaudiólogas, duas psicólogas, entre outros profissionais. O tratamento consiste em sessões semanais de 30 minutos e dura, em média, seis meses.

Segundo a coordenadora do serviço, Inácia de Souza Salgado, a implantação do centro agilizou o atendimento aos pacientes, que antes eram atendidos por duas fonoaudiólogas nos postos de saúde do Paraíso e do Manejo.

- Com a criação do Centro de Atendimento Fonoaudiológico, ampliamos o tratamento à população e conseguimos diminuir o tempo de espera pelo atendimento. Além disso, a Secretaria de Saúde ainda pretende reformar o local e comprar novos equipamentos - adiantou a coordenadora.

Para ter acesso ao serviço, o paciente pode ser encaminhado pela rede de saúde ou escolar ou pode procurar diretamente o centro, que funciona na Avenida Riachuelo, 105, no bairro Liberdade. De acordo com Inácia, cerca de 98% dos atendimentos são de alunos da rede municipal.

A coordenadora do CMAF explicou ainda que portadores de deficiência auditiva são atendidos pela Escola Municipal Rompendo o Silêncio, enquanto que pacientes com deficiências mentais que necessitam de acompanhamento fonoaudiológico contínuo recebem tratamento na Associação Pestalozzi. Já o atendimento a pacientes com problemas de fala decorrentes de traumas ou derrame é realizado pelo Centro de Fisioterapia e Reabilitação, que funciona ao lado do Hospital de Emergência.

Palavras chaves: SAÚDE