21/03/2013
Secretaria de Saúde alerta para o aumento nos números da dengue
Bairro Liberdade recebe o mutirão de combate à doença neste sábado, dia 23
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
A Secretaria de Saúde alertou nesta quinta-feira, dia 21, para o aumento no índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue no município. Segundo levantamento realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de 11 a 15 de março, o índice foi de 2,3%, sendo que o nível considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%. A situação do município é avaliada como médio risco, o que preocupa as autoridades de saúde.
- De nove regiões verificadas durante o levantamento, oito apresentaram alto risco. Nós precisamos da colaboração da população para eliminar os criadouros do mosquito em suas residências - destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque.
Por isso, a Prefeitura realiza mais um mutirão de combate à dengue neste sábado, dia 23 de março, no bairro Liberdade. O local foi escolhido para ser contemplado com o mutirão nesta semana porque é o bairro com o segundo maior número de casos confirmados da doença.
Cerca de 30 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, estarão no local, das 8h às 13h, recolhendo materiais que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue. Os trabalhos contam com o apoio de seis caminhões e três máquinas retroescavadeiras.
- O objetivo do mutirão é recolher depósitos que acumulam água, como garrafas, pneus, latas velhas, tambores, entre outros. Muitos moradores estão colocando entulho nas calçadas, o que prejudica o trabalho de combate à dengue - reforça a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque.
A ação é uma parceria das Secretarias de Saúde, Obras e Serviços Públicos, além da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR). Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, nos cinco mutirões já realizados em 2013, foram recolhidos cerca de 120 caminhões de entulhos. Foram beneficiados com os trabalhos de retirada de depósitos os bairros Cidade Alegria, Jardim Primavera III, Toyota, Paraíso e Morada do Contorno.
A partir deste mês, as contas de água voltam a apresentar também se aquela rua tem foco da dengue, como um alerta aos moradores.
De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até o dia 19 de março, foram confirmados em Resende 86 casos de dengue, sendo que 386 notificações ainda aguardam resultado de exame. O Paraíso lidera o número de casos confirmados, com 10; seguido da Liberdade, com oito, e Morada do Contorno, também com oito. Já o maior número de casos notificados ficou com a Cidade Alegria, que registrou 64 notificações, enquanto que Paraíso teve 45 notificações e Liberdade, 26.