Resende

15° Min24º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Secretaria de Saúde

04/04/2014

Secretaria de Saúde alerta para índice de infestação da dengue

Mutirão neste sábado será no bairro Morro do Cruzeiro

Secretaria de Saúde alerta para índice de infestação da dengue

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   Resende está com médio índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O alerta foi pela Secretaria de Saúde nesta sexta-feira, dia 4 de abril, com base no levantamento realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de 17 a 21 de março. O índice do município foi de 2%, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde. O nível aceitável é de, no máximo, 1%.

   A região que apresentou maior índice de infestação foi o Surubi. Lixo, como latas, potes, vasos sanitários e entulhos, e vasos de plantas foram os principais criadouros encontrados nas residências.

    - O levantamento de março é o mais importante, pois mostra a real situação do município. Neste ano tivemos um verão pouco chuvoso, o que contribuiu para a diminuição de disseminação do vetor. Mesmo assim, percebemos que a população ainda precisa colaborar mais no combate à dengue - adiantou a diretora de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque.

   Segundo o coordenador do CCZ, Rafael de Carvalho, a ação mais eficaz de combate à dengue é eliminar as formas jovens do mosquito transmissor da doença (larvas, ovos e pulpas), que correspondem a 90% da população do mosquito. A forma alada representa apenas 10% desse total.

   O coordenador também reforçou que a colaboração dos moradores é fundamental, tanto nas ações de prevenção como em aceitar a visita dos vigilantes sanitários.

     - Ainda encontramos nos quintais latas, pneus, depósitos de plástico e baldes com acúmulo de água. A população precisa se conscientizar e eliminar os possíveis criadouros de suas residências. Além disso, a visita do agente é importante para orientar e verificar esses focos - ressaltou.

   Resende tem até o momento oito casos confirmados de dengue e 21 notificações que aguardam resultado de exame.

    Mutirão - Os mutirões de combate à dengue continuam. Neste sábado, dia 5 de abril, a ação chega ao bairro Morro do Cruzeiro. O trabalho será das 8h às 13h. Os moradores devem deixar nas calçadas material que acumula água parada.

  Durante o mutirão, uma equipe de cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, recolhem materiais que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

   A ação conta com a participação das Secretarias de Saúde, de Obras e de Administração, além da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende). O calendário do mutirão é definido semanalmente, de acordo com número de casos e de larvas encontradas durante as visitas de rotina dos vigilantes sanitários.

   No último sábado, durante ação no bairro Santo Amaro foram recolhidos 18 caminhões de lixo. Até o momento já foram recolhidos cerca de 150 caminhões.

 

 

 

Palavras chaves: COMBATE À DENGUE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados