19/08/2010

Secretaria de Obras recupera estradas na Boca do Leão e em Mauá

Nova ponte seráinaugurada em breve

Secretaria de Obras recupera estradas na Boca do Leão e em Mauá

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Aproveitando o período da estiagem, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, vem reforçando as ações permanentes de conservação e manutenção das estradas rurais do Município, garantindo com isso as condições de tráfego nestas vias. Atualmente, equipes da Prefeitura trabalham nas regiões da Boca do Leão, de Visconde de Mauá e na área conhecida como Pedra Cravada, próximo à Fazenda Bonsucesso.

Na Estrada da Boca do Leão, cinco operários realizam o serviço de patrolamento com o apoio de duas máquinas motoniveladoras, uma máquina retroescavadeira e um caminhão. Outra equipe de funcionários da Secretaria de Obras se encontra na região da Pedra Cravada, onde três servidores estão recuperando os pontos críticos da estrada local. Neste caso, a Prefeitura mobilizou dois tratores, sendo um deles de esteira, na realização dos serviços de conservação.

Já em Visconde de Mauá a recuperação de estradas acontece em diversos pontos, como o Vale da Grama e o Lote 10. Nesta região, devido à quantidade de serviços a serem realizados, está concentrado o maior número de máquinas (duas máquinas patrol, duas máquinas retroescavadeiras e cinco caminhões). A realização de todo o trabalho de conservação e manutenção das estradas rurais é coordenada pelo diretor de obras da Prefeitura, engenheiro Miguel Dias.

Segundo Miguel, a Secretaria Municipal de Obras vem priorizando ações preventivas nas estradas rurais com o objetivo de diminuir os riscos de queda de barreiras e deslizamento de terras. Entre os serviços já executados está a colocação de bueiros em diversos trechos de estradas para melhorar o sistema de drenagem. Além de garantir condições para o escoamento da produção agropecuária, o trabalho executado nas estradas rurais assegura também o deslocamento de moradores para a área urbana, e a circulação dos veículos que integram o sistema de transporte escolar.

Em quase 20 meses, a Prefeitura já realizou várias obras e serviços com o objetivo de melhorar as condições de trabalho do homem do campo e o dia-a-dia dos moradores das comunidades rurais. A produção agropecuária representa uma das atividades principais da economia de Resende.

Entre as obras realizadas pela Prefeitura neste ano de 2010 está a nova ponte sobre o Rio Piratininga, na região da Boca do Rego, que acaba de ser construída e será inaugurada em breve pelo prefeito José Rechuan. Desde quando a antiga travessia desabou em conseqüência de uma forte chuva, há cerca de seis anos, os moradores aguardavam pela realização desta obra. A construção da nova ponte – feita com estruturas metálicas e piso de madeira – representou um investimento aproximado de R$ 220 mil em recursos próprios do Município.

Outra conquista para a zona rural em 2010 foi a chegada das máquinas agrícolas que formam a Patrulha Mecanizada. Os equipamentos foram entregues aos produtores rurais de Resende, em março, durante uma cerimônia que contou com as presenças de Rechuan e do governador Sérgio Cabral (PMDB). Utilizada na conservação e recuperação das estradas rurais, a Patrulha Mecanizada representa também outro resultado positivo do trabalho feito desde janeiro do ano passado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado.

Palavras chaves: CONDIÇÕES DE TRÁFEGO