Obras e Serviços Públicos

09/01/2012

Secretaria de Obras inicia serviços de prevenção contra chuvas na Baixada da Olaria

Trabalho de desassoreamento visa diminuir riscos de inundação

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM / PMR

A Prefeitura prevê para a próxima semana a conclusão dos serviços de desassoreamento do trecho do Rio Paraíba do Sul que passa pela Baixada da Olaria (foto), na região da Grande Alegria, cujo início ocorreu na sexta-feira, dia 06. O objetivo deste serviço é facilitar o escoamento da água que se acumula em um varjão localizado nas proximidades, causando com isso inundações em algumas casas situadas às margens do manancial. Numa forte chuva ocorrida no ano passado, pelo menos dez moradias do bairro ficaram alagadas. Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, cinco operários trabalham no desassoreamento em andamento na Baixada da Olaria com o apoio de um caminhão tipo caçamba e uma máquina retroescavadeira. O custo do serviço está calculado em aproximadamente R$ 300 mil. A obra acontece por meio de uma mais uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, via Ministério da Integração Nacional, que liberou os recursos aplicados neste trabalho. - Durante os procedimentos visando obter os recursos federais para as obras de prevenção contra chuvas no Rio Sesmarias, a Prefeitura encaminhou também pedido de verbas do Ministério da Integração Nacional neste trecho da Baixada da Olaria. Isso porque os moradores costumavam enfrentar vários transtornos no período das chuvas de verão. Assim como o pedido de recursos para o Rio Sesmarias, a solicitação de verbas destinada ao trabalho de desassoreamento na Baixada da Olaria foi autorizada pelo Governo Federal, mediante a aprovação do projeto técnico da Prefeitura - disse o secretário.
Palavras chaves: NA GRANDE ALEGRIA