04/07/2012

Estudantes participam também de Feira de Empreendedorismo e Negócios

Secretaria de Educação promove o III Encontrão da Educação de Jovens e Adultos

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza na próxima sexta-feira, dia 06, às 18 horas, na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), o III Encontrão da EJA (Educação para Jovens e Adultos).

O objetivo do encontro é promover o intercâmbio cultural e social entre os alunos por meio de uma atividade extraclasse. O evento reunirá cerca de 700 estudantes, com idade acima de 15 anos, matriculados nos cursos da EJA e do PROEJA-FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos), da rede de ensino municipal.

A abertura do encontro será às 18 horas e logo após haverá a palestra "Despertar para a Vida", que será ministrada pela secretária de Educação do Município, Rosaly Azevedo. O evento contará também com Feira de Empreendedorismo e Negócios, dos alunos da EJA, na qual os estudantes terão a oportunidade de expor e negociar seus produtos ou serviços.

- O empreendedorismo deixou de ser um assunto exclusivo aos empresários. Por isso, nas aulas do projeto EJA, os jovens aprendem conceitos básicos para se tornarem futuros empreendedores, como, por exemplo, elaborar um plano de negócios, fazer pesquisas de preços e avaliar oportunidades. Eles recebem também noções de propaganda, além de desenvolverem o conceito de liderança - destaca Rosaly.

A EJA é o segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos, geralmente a partir de 15 anos de idade, que não completaram a Educação Básica em idade apropriada e querem voltar a estudar. Atualmente, existem turmas da EJA funcionando nas seguintes escolas das áreas rural e urbana de Resende: Noel de Carvalho (Nova Liberdade) - foto, Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), CIEP 347 - Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Bairro Cabral, Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), Rio Preto (Pedra Selada), Lídia Pires Magalhães (Itapuca) e Julio Verne (Vicentina).

Já o PROEJA-FIC acontece nas escolas municipais Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Julio Verne (Vicentina) e Noel de Carvalho (Nova Liberdade). O curso tem a duração de dois anos e aceita alunos que tenham mais de 15 anos que ainda não tenham concluído o ensino fundamental. Essa capacitação oferece uma oportunidade de aprendizado escolar que integra a formação do Ensino Fundamental com o processo de qualificação profissional.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO