07/04/2011

Cursos dão continuidade às atividades da Jornada Educacional

Secretaria de Educação promove novas capacitações para professores

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Neste sábado, dia 09, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, promove as oficinas de criação “Para Criar e Contar Histórias e Dinamizar Leitura” com a escritora Lúcia Fidalgo e “A Arte de Criar Brinquedos” com o artista plástico Deneir de Souza.

O evento, voltado para professores da rede municipal de ensino, será realizado em parceria com a CEG (Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro) e acontecerá na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), de 9 às 17 horas.

Segundo a secretária de Educação do Município, professora Soraia Balieiro, este evento dá continuidade ao trabalho iniciado durante a  “Jornada Educação Século XXI Cultura das Artes”,  que marcou a abertura oficial ano letivo de 2011, realizada de 01 a 06 de janeiro (foto),  onde os profissionais da educação tiveram um encontro com renomados criadores e pensadores da cultura brasileira, como por exemplo, Roberto DaMata, Ferreira Gulart, Moraes Moreira, Danilo e Estela Caymmi, entre outros.

- Durante a Jornada da Educação, foram realizadas também 16 oficinas de criação para os professores, dentre elas as mais procuradas foram a da Lúcia Fidalgo e a do Deneir. Por isso estamos trazendo-os novamente para contemplar aqueles que não conseguiram participar das atividades durante a abertura do ano letivo – disse  Soraia

Lucia Fidalgo é uma premiada autora de inúmeras obras para o público infanto-juvenil, contadora de histórias, bibliotecária, mestre em educação pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e professora universitária.

Ela realiza uma oficina focada em construir formas de ler, criar e contar histórias. Escolher um texto, saber ler, saber contar, saber descobrir a originalidade de uma obra em harmonia com a identidade pessoal dos participantes e construir  os ingredientes necessários para criar o desejo de ler e criar textos são algumas das vivências que Lúcia levará à sua oficina em Resende.

Já o artista plástico Deneir de Souza, ensina como transformar lixos recicláveis e sucatas como latinhas de refrigerante, potes e tampas de creme de maionese, de geléia entre outros, em brinquedos elétricos, sonoros, populares, pedagógicos e engenhocas.

Ao dar nova destinação a tudo o que a sociedade considera como lixo, o artista apresentará as diversas possibilidades de reinventar novos ciclos de vida para a sucata e dessa forma, despertar em crianças e adultos de todas as idades um olhar criativo e de responsabilidade social sobre o mundo.

Palavras chaves: VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL