16/04/2012

Secretaria de Educação inaugura mais uma sala para alunos com dificuldades de aprendizagem

Reforço acontece fora do horário normal das aulas

Crédito: Jorge Trindade ACOM/PMR

Nesta terça-feira, dia 17, às 10h30m, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugura mais uma Sala de Atendimento Especializado ao Educando (Sala de Recursos), que vai funcionar na Escola Municipal de Educação Pré-escolar do bairro Alambari, na região do Paraíso. A iniciativa faz parte das ações de inclusão educacional propostas pela atual administração do Município.

As salas de recursos são destinadas ao atendimento pedagógico especializado aos alunos incluídos nas classes regulares e que apresentam dificuldades de aprendizado. Estes espaços funcionam em dois turnos, atendendo o aluno no turno oposto em que está matriculado na escola, duas vezes por semana. A metodologia aplicada é baseada em atividades lúdicas, como jogos pedagógicos e materiais que exercitam a coordenação motora, o tato, a respiração, audição, memória, definição de cores e descontração, entre outras ações.

Segundo a Coordenadora do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), professora Terezinha Saloto, o acompanhamento dos alunos nas salas de recurso é oferecido de forma individual ou em grupo, de acordo com a necessidade de cada estudante.

- Nosso objetivo, com esse trabalho, é despertar no aluno o prazer em vir à escola, e auxiliar o professor de sala de aula - afirmou a coordenadora, acrescentando que desde o ano de 2010 o número de escola com salas de recursos na rede municipal de ensino vem sendo ampliado.

O número de salas já passou de nove em 2010 para 16 nos quatro meses iniciais deste ano (2012). Atualmente, a Prefeitura conta com 33 salas de recursos distribuídas nas seguintes unidades de ensino: Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade da Alegria), Dona Mariúcha (Santo Amaro) - foto, Marieta Sales Cunha (Baixada da Olaria), Algodão Doce (Cidade da Alegria), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Visconde de Mauá (Visconde de Mauá), Jorge Jaime Dantas (Toyota), Julio Verne (Vila Vicentina II), Sagrado Coração (Lavapés), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Julieta Botelho (Vila Julieta), Pré-escolar Alambari e Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade da Alegria).

Palavras chaves: AMPLIAÇÃO DAS SALAS DE RECURSO