18/04/2012

Secretaria de Educação anuncia vagas para cursos profissionalizantes

Capacitação amplia ações para qualificar estudantes

Secretaria de Educação anuncia vagas para cursos profissionalizantes

Crédito: Jorge Trindade ACOM/PMR

A secretária municipal de Educação, professora Rosaly Azevedo, informou, na manhã desta quarta-feira, dia 18, que ainda há vagas na rede de ensino da Prefeitura para dois cursos profissionalizantes. São eles: administração de empresas, que é oferecido através do Projovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão para Jovens) e de estética, realizado por meio do PROEJA-FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional na Modalidade de Jovens e Adultos). A Secretaria de Educação está com inscrições abertas também para o Programa Brasil Alfabetizado.

Para se inscrever no curso de administração, que oferece capacitação nas funções de arquivador, almoxarife, contínuo e auxiliar administrativo, o estudante precisa ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever, mas não ter concluído o ensino fundamental.

As aulas do curso vão ser ministradas, a partir do dia 07 de maio, nas escolas municipais Lídia Píres Magalhães - foto (Itapuca) e Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi). O jovem vai concluir este curso em 18 meses, período após o qual receberá o aprendizado equivalente ao ensino fundamental, qualificação profissional e aulas de informática. Além do material didático, será disponibilizada sala de acolhimento para os alunos com filhos na idade entre zero e oito anos.

Já o curso de estética do PROEJA-FIC, acontece nas escolas municipais Julio Verne (Vila Vicentina) e Noel de Carvalho (Nova Liberdade). O curso tem a duração de dois anos e se destina aos alunos com mais de 15 anos, e que ainda não tenham concluído o ensino fundamental. Esta capacitação oferece uma oportunidade de aprendizado escolar por meio da integração entre a formação do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o processo de qualificação profissional.

Com relação às inscrições para as turmas de alfabetização do Programa Brasil Alfabetizado, os estudantes interessados devem procurar a escola municipal mais perto de sua residência ou a Secretaria Municipal Educação, que funciona no Edifício Golden Center, ao lado da Casa & Vídeo, no Bairro Comercial. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3354-3916. Nestes locais também podem ser obtidas informações a respeito das vagas disponibilizadas para os cursos de Administração e Estética

O Brasil Alfabetizado é realizado em Resende através de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, tendo como objetivo assegurar a escolaridade dos jovens e adultos a partir de 15 anos.

Palavras chaves: JOVENS E ADULTOS