Assistência Social e Direitos Humanos

Conferência debate a consolidação do Sistema Único da Assistência Social

Secretaria de Assistência Social realiza IX Conferência Municipal

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Assistência Social realizam nesta sexta-feira, dia 24 de julho, e sábado, dia 25, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, que este ano tem como tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O SUAS é o Sistema Único da Assistência Social.

O evento será aberto na sexta-feira, a partir das 19 horas, na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), com palestra da secretária de Assistência Social do município de Búzios e presidente do Conselho Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social, Claudia Carrilho, que falará sobre o trabalho da Assistência Social no Âmbito estadual. A deputada estadual Ana Paula Rechuan também irá participar da abertura da conferência.

No sábado, a conferência prossegue a partir das 8 horas, com leitura e aprovação do regimento interno. O subsecretário de Assistência Social, Wagner Barcelos, irá apresentar ao púbico presente as propostas que foram aprovadas na VIII Conferência, realizada em 2013, e explicar em quais propostas o Município de Resende teve avanços e quais ainda se encontram em fase de implementação.

Segundo a coordenadora de Proteção Social Básica, Érika dos Santos Tolentino, os participantes serão divididos para discutirem os três eixos temáticos propostos pelo Ministério do Desenvolvimento Social para nortear as discussões do setor em 2015: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS; e Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Após o recesso para o almoço, a partir das 13h30 os participantes da conferência irão iniciar a deliberação sobre as propostas discutidas em cada eixo temático e a votação das propostas que serão levadas para a Conferência estadual, prevista para acontecer no mês de outubro. A conferência também irá eleger os oito delegados (quatro representantes governamentais e quatro não governamentais) que irão representar Resende na conferência estadual.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL