Assistência Social e Direitos Humanos

11/10/2012

Secretaria de Assistência Social cria projeto de Abordagem Social

Objetivo é intensificar abordagem de pessoas na rua e encaminhar para serviços públicos

Secretaria de Assistência Social cria projeto de Abordagem Social

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, iniciou neste mês o projeto Abordagem Social, com o intuito de intensificar o trabalho de acolhimento às pessoas que utilizam a rua como moradia ou meio de sobrevivência.

Segundo a coordenadora do projeto, a assistente social Alana Machado, o objetivo principal é realizar uma busca ativa de pessoas que não são assistidas pelas políticas públicas, nas áreas de saúde, emprego e educação, e que também têm direito a receber benefícios do governo federal.

- Será um trabalho articulado com outras secretarias, para inserir essas pessoas na rede de serviços públicos. Atualmente, a Secretaria de Assistência Social já realiza o acolhimento de moradores de rua, mas vamos ampliar esse atendimento - explica a coordenadora.

A equipe é composta de assistente social e agente de programa, em parceria com funcionários do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

A população de rua já conta com um Centro de Referência Especializado em Pessoas de Situação de Rua (CREPOP), localizado na Estrada Resende/Riachuelo, onde são atendidos por psicólogos e assistentes sociais, que iniciam o trabalho de reinserção desses indivíduos na família, na sociedade e no mercado de trabalho.

Lá eles recebem alimentação (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), tratamentos de higiene pessoal (banho, corte e cabelo e manicure), lazer, oficinas, entre outros benefícios. Também é iniciada a regulamentação de toda a documentação dessas pessoas.

No caso de migrantes, a Prefeitura mantém um convênio com um hotel onde eles são hospedados, além de receberem passagem de ônibus para a cidade de origem ou para o seu destino.

Dados da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos mostram que somente no mês de agosto deste ano foram atendidas pelo CREAS 25 pessoas em situação de rua e 27 migrantes, no município.

Palavras chaves: ASSSISTÊNCIA SOCIAL