12/05/2014

Secretaria de Agricultura realiza vacinação contra febre aftosa

Vacinação é obrigatória para que animal e derivados sejam comercializados

Secretaria de Agricultura realiza vacinação contra febre aftosa

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Os produtores rurais de Resende têm até o final de maio para participarem da primeira etapa da Campanha de Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. A vacinação é obrigatória e deve ser feita em animais de qualquer idade. A expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária é repetir o mesmo resultado desta etapa em 2013 quando foram imunizados 95% do rebanho bovino do Município, estimado em cerca de 45 mil animais. Em Resende, a campanha conta com o apoio do Sindicato Rural, da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e do Núcleo de Defesa Sanitária do Estado do Rio de Janeiro.

A aplicação da vacina está sob a responsabilidade da equipe técnica da secretaria. A visita dos técnicos pode ser agendada pelo telefone 3360-7502, ou pessoalmente, na sede da Secretaria de Agricultura, que fica no Parque das Exposições, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Ao solicitar a realização deste serviço, o produtor deve informar o endereço da propriedade, e o número de animais para serem vacinados, além de adquirir a dose do medicamento em estabelecimentos credenciados no município.

Segundo o coordenador da campanha em Resende, o veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, João Ricardo Teixeira Neves, "o produtor que não imunizar seu rebanho fica proibido de realizar a comercialização do animal, incluindo a produção leiteira e qualquer outro produto de origem animal". A prioridade do atendimento pela equipe é prestar assistência aos pequenos produtores, mas os produtores de médio e grande porte também podem solicitar o serviço, que é gratuito.

- Felizmente, os produtores do nosso Município já estão bem responsáveis e conscientes da importância de manter a saúde do seu rebanho. Este comportamento garante a qualidade dos produtos de origem animal que serão comercializados. É uma segurança para o consumidor - destaca João Ricardo.

Os proprietários que não imunizarem seus animais durante o período da campanha deverão procurar o escritório local do Núcleo de Defesa Sanitária do Estado do Rio de Janeiro para solicitar uma autorização para realizar a imunização fora do prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura. Em Resende, o Núcleo se localiza na Rua Coronel Braziel 33, Campos Elíseos.  A segunda etapa, para animais até dois anos, acontece em novembro.

Palavras chaves: RURAL