Desenvolvimento Rural

No ano passado, 100 produtores foram qualificados

Secretaria de Agricultura anuncia mais três cursos para produtores rurais

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Neste mês de abril, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, por meio de uma parceria com o Sindicato Rural do Município e o SENAR (Superintendência Nacional de Aprendizagem Rural), promoverá mais três cursos de capacitação para os produtores rurais da cidade. Os cursos fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Qualificação da Atividade Rural do Município.

Nos dias 10, 11 e 12, acontece o curso de Turismo Rural, em Visconde de Mauá. Na semana seguinte, nos dias 17, 18 e 19, será realizado o curso de Apicultura Básica, no auditório do Sindicato Rural de Resende. Já para os dias 24, 25 e 26, a programação da Prefeitura prevê o curso sobre Preparação e Conservação do Pescado, que será ministrado na Cozinha-Escola da EMATER. A EMATER fica na Rua Coronel Braziel 33, em Campos Elíseos. Os três cursos serão realizados de 8 nàs 17 horas.

Em média, cada uma das turmas reúne de 12 a 15 produtores rurais, que precisam cumprir uma carga horária no aprendizado de oito a 24 horas. As aulas são ministradas por instrutores especializados e treinados pelo SENAR. Só no ano passado, mais de cem produtores participaram dos cursos promovidos pelo programa.

Entre cursos de capacitação, promovidos no ano passado, estiveram os seguintes: Manejo Sanitário, Aplicação de Medicamentos e Vacina em Bovinos, Produção Orgânica de Hortaliças Folhosas, Turismo Rural - Acolhida ao Meio Rural, Turismo Rural - Planejamento e Implantação, Curso de Psicultura, Doma Raional de Eqüino, Turismo Rural -Roteiros e Trilhas, Alimentação de Invernos para Bovinos, Embutidos e Defumados, Bovinocultura do Leite - Qualidade do Leite e Apicultura Básico.

Já nos três primeiros três meses de 2012, o Programa de Desenvolvimento e Qualificação da Atividade Rural do Município já promoveu os seguintes cursos: Criação de Bezerros, Embutidos e Defumados e Artesanato em Palha de Milho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (3360-7502).

Implantado em 2010, o programa faz parte das ações da Prefeitura realizadas com o objetivo de incrementar ainda mais a agropecuária como uma das atividades principais da economia de Resende. Grande parte dos produtores que participam dos cursos de capacitação comercializa suas mercadorias na Feira Sertaneja (foto). O evento, cujo lançamento ocorreu em março de 2010, acontece uma vez por mês, no Parque de Exposições, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.

Palavras chaves: NOVAS TÉCNICAS