28/07/2011

Entre janeiro e junho deste ano, 80 produtores já foram capacitados

Secretaria de Agricultura amplia número de cursos para produtores rurais

Crédito: Divulgação - ACOM PMR

Implantada ano passado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, a programação de cursos de capacitação para produtores rurais da cidade prossegue nos próximos dias 02, 03 e 04 de agosto com a realização do curso sobre o tema “Embutidos e Defumados”, cujas aulas vão ser realizadas de 8 às 17 horas, na Cozinha Escola da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro).

O curso reunirá 15 produtores e a Cozinha Escola se localiza na Rua Coronel Braziel 33, em Campos Elíseos.

Desde o começo deste ano, vários cursos foram promovidos pela Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura, os quais contaram com a participação de 80 produtores de várias regiões da área rural do Município.

Entre janeiro e junho de 2011, a Prefeitura realizou os seguintes cursos: Turismo Local – Roteiros e Trilhas; Doma Racional de Eqüinos; Psicultura; Turismo Rural – Planejamento e Implantação; Turismo Rural – Acolhida no Meio Rural; Produção Orgânica de Hortaliça Folhosa; Manejo Sanitário e Aplicação de Medicamentos.

A realização dos cursos é feita em parceria com o Sindicato Rural do Município, o SENAR-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro) e a EMATER-RJ. Neste mês de julho, 12 produtores participaram do curso a respeito do tema “Alimentação de Inverno para Bovinos”, que teve como instrutor o médico veterinário do SENAR-RJ, Flávio de Morais. Este curso contou com uma ação prática através de uma visita técnica à unidade demonstrativa do Projeto Balde Cheio. A unidade se localiza no município mineiro de Passa Vinte.

- Todos os cursos são ministrados por instrutores especializados e treinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A nossa expectativa é promover até o final do ano mais 12 cursos de capacitação aos produtores rurais. Dessa forma, a Prefeitura vem colocando em prática outra ação concreta visando incrementar ainda mais o segmento agropecuário como uma das atividades principais da economia de Resende – concluiu Miguel Dias.

Palavras chaves: AGROPECUÁRIA