° Minº Max

06/12/2012

Secretário de Segurança do Estado recebe Prefeito de Resende, que pede reforço do policiamento ostensivo no município

Beltrame considera acertada preocupação da Prefeitura com a ocorrência de homicídios

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Em reunião realizada na tarde de quarta-feira, 05 de dezembro, no Rio de Janeiro, o Prefeito José Rechuan pediu ao secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, que a Polícia Militar intensifique ainda mais o policiamento ostensivo em Resende.

Acompanhado do superintendente de Ordem Pública do Município, José Antônio dos Santos, o prefeito manifestou ao secretário a sua preocupação com o crescimento da disputa entre gangues na cidade. O secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas, e a chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegada Martha Rocha, também participaram do encontro entre Rechuan e o secretário Beltrame.

- Pelas informações da Delegacia de Polícia, a briga entre grupos rivais, causada pelo tráfico de drogas, provocou os assassinatos ocorridos recentemente em nosso município. O motivo desta audiência é manifestar nossa preocupação com a possibilidade de crescimento desta onda de violência e, ao mesmo tempo, reforçar ainda mais a integração da Prefeitura com o Estado visando garantir a tranqüilidade da nossa população - declarou o prefeito.

O secretário de Segurança assegurou ao prefeito que, de imediato, determinará ao batalhão da PM de Resende o reforço do trabalho de vigilância, principalmente na região da Grande Alegria, área onde ocorreu grande parte dos crimes registrados no mês de novembro.

Além disso, a delegada Martha Rocha vai se reunir nos próximos dias com o delegado João Dias (Delegacia de Resende) e o comandante do batalhão da PM no Município, tenente-coronel Rogério Figueiredo. Durante este encontro, que será realizado no Rio de Janeiro, a Secretaria de Segurança espera definir novas estratégias de prevenção e combate à briga entre bandos rivais em Resende.

Rechuan enumerou ao secretário de Segurança todas as ações realizadas de forma integrada entre a Prefeitura de Resende e as forças de segurança da cidade no sentido de diminuir os riscos de propagação da violência na cidade.

Entre os trabalhos conjuntos destacados pelo prefeito está o sistema de vigilância por câmeras de monitoramento, que até poucos meses atrás era operado por guardas municipais e policiais militares. Com a necessidade de reforço do efetivo no batalhão, os agentes da PM lotados na Central de Monitoramento foram retirados pela corporação, e o serviço agora é feito apenas por agentes da Guarda Municipal. Beltrame ficou de providenciar o retorno dos PMS para este serviço.

- A Polícia Militar é a instituição capacitada para o trabalho de vigilância ostensiva nas vias públicas, daí a importância da Prefeitura contar com o apoio de agentes da corporação no trabalho de segurança dos pontos mais movimentados, via Central de Monitoramento. O retorno da PM representará um auxílio importante - opinou o prefeito.

MAIS PM NAS RUAS - Durante o encontro de quarta-feira, no gabinete do secretário Beltrame, na Central do Brasil, Rechuan declarou também que vai determinar à Procuradoria Jurídica do Município a realização dos procedimentos necessários para a formalização do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança).

Implantado em março do ano passado, pelo governador Sérgio Cabral, esse programa é desenvolvido através de uma parceria do Governo do Estado e as prefeituras, pelo qual os policiais militares recebem uma remuneração específica para trabalharem em seus dias de folga no apoio às guardas municipais. Os policiais que aderirem a este programa atuam no controle do trânsito, no combate ao comércio irregular e na manutenção da ordem pública, entre outras ações.

Palavras chaves: SEGURANÇA