01/06/2020

SANTA CASA RECEBE INSTALAÇÃO DE NOVA REDE DE GASES

Implantação dos gases medicinais (oxigênio, ar comprimido medicinal, vácuo clínico) visa trazer mais segurança aos pacientes

SANTA CASA RECEBE INSTALAÇÃO DE NOVA REDE DE GASES

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua adotando medidas e melhorias à saúde pública do município, principalmente neste momento de pandemia e combate ao coronavírus. Pensando nisso, a Nova Santa Casa de Resende está implantando uma nova rede de gases medicinais: oxigênio, ar comprimido medicinal, vácuo clínico.

Os gases medicinais foram instalados em diversos setores da Santa Casa, como: sala de eletrocardiograma, teste ergométrico e leitos clínicos (enfermarias). Enquanto isso, no Centro Cirúrgico e UTI da Santa Casa será trocada a rede existente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, esses novos gases buscam oferecer mais segurança aos pacientes, acompanhantes e também aos profissionais da saúde. Além disso, é possível ter uma economia no consumo dos gases.

Os gases medicinais são usados para fins terapêuticos e são importantes em um grande número de procedimentos como intubação, inalação e nebulização e poderão beneficiar nos atendimentos na nova Santa Casa.

- Os gases podem ser usados para anestesia, onde o oxigênio, óxido nitroso e ar são uma parte essencial dos cuidados. Além de cuidados intensivos e reanimação, que ajudam no conforto de pacientes críticos. Também no manejo da dor em obstetrícia, cirurgia e procedimentos dolorosos. Esses gases da Santa Casa poderão ajudar nas doenças respiratórias e assegurar um diagnóstico preciso e avaliação. O oxigênio é utilizado para tratar e melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças pulmonares crônicas - ressaltou o secretário de Saúde, Alexandre Vieira.

A administração municipal reforça que a nova Santa Casa tem recebido diversas melhorias. Até o momento já foi realizada a recuperação da fachada; retorno das cirurgias por videolaparoscopia e oftalmológicas; farmácia 24h que recebeu maior espaço; reforma dos banheiros, enfermarias, corredores, cozinha, refeitório e lavanderia; aquisição de novos leitos, colchões, poltronas, macas e equipamentos; ampliação do Centro de Material Esterelizado e do ambulatório do SUS. Além de um aumento no número de cirurgias eletivas.

A nova Santa Casa continua sendo modernizada e revitalizada para oferecer um atendimento ainda mais com eficiência e qualidade para a população.

Palavras chaves: Santa Casa; Novos Gases; Melhorias