17/02/2014

Unidade oferece mais segurança durante cirurgias realizadas na Santa Casa

Santa Casa passa a contar com leitos de Unidade Intermediária

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Pacientes que são submetidos a cirurgias na Santa Casa de Misericórdia de Resende contam agora com um recurso que vai trazer mais segurança na realização dos procedimentos cirúrgicos. A unidade ganhou dois leitos de unidade intermediária, que são compostos por cama, monitor, respirador, entre outros equipamentos.

Essa medida foi fruto da gestão compartilhada entre a entidade e a Prefeitura, uma das principais propostas aprovadas pela plenária da Conferência Municipal de Saúde realizada no ano passado. O investimento foi obtido pelo prefeito José Rechuan junto ao governo do estado, que vai também disponibilizar mais dois leitos para a Santa Casa.

A unidade intermediária atende pacientes com risco cirúrgico grau 3, que precisam de cuidados especiais, mas que não são casos para CTI (Centro de Tratamento Intensivo). Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, o principal benefício desse investimento foi agilizar a fila de espera para cirurgias eletivas (que não são de urgência). Antes, pacientes com risco cirúrgico precisavam realizar as cirurgias no Hospital de Emergência, onde a prioridade são cirurgias de emergência.

- Como o Hospital de Emergência conta com CTI, essas cirurgias eram encaminhadas para lá. Mas havendo a necessidade de realizar cirurgias de emergência, as cirurgias eletivas eram desmarcadas. Agora, os procedimentos podem ser feitos na Santa Casa com segurança para os pacientes - ressaltou o secretário.

Além disso, a Prefeitura cedeu mais um médico para atendimento na unidade intermediária, sendo que todos os médicos plantonistas que atuam na Santa Casa são funcionários municipais.

- Esses investimentos melhoram o atendimento, agregam serviços e geram mais recursos para a Santa Casa, que é uma entidade filantrópica - finalizou Brito.

Palavras chaves: SAÚDE