10/03/2020
SANTA CASA DE RESENDE REALIZA MAIS UM DIA DE TRATAMENTO DE VARIZES POR ESPUMA
Procedimento é considerado mais seguro e começou a ser feito pelo SUS recentemente no município; na última semana foram realizados cerca de 10 atendimentos
Crédito: Carina Rocha
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um dia de sessões de tratamento de varizes por espuma ecoguiada nos membros inferiores. A ação ocorreu na Santa Casa de Resende, na última quinta-feira, dia 5.
Cerca de 10 procedimentos foram realizados em pacientes, consultados anteriormente por um cirurgião vascular. O tratamento é considerado mais seguro para os pacientes e mais em conta para a Prefeitura. As sessões gratuitas começaram a ser executadas recentemente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, a partir de uma iniciativa do governo municipal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, este método pioneiro na rede pública de saúde de Resende busca diminuir a fila de espera para a cirurgia de varizes, principalmente entre pessoas que são diagnosticadas com esclerose. A escleroterapia é feita através de um ultrassom para localizar a veia e da aplicação de uma injeção do medicamento em forma de espuma. Desta forma, a veia é fechada e o sangue desviado para outro vaso, melhorando a circulação sanguínea da pessoa.
O tratamento de varizes por espuma atualmente é realizado por quatro especialistas, divididos em duplas que atuam em dias diferentes, na Santa Casa. As pessoas que desejam ter acesso ao tratamento devem primeiro passar por uma consulta com cirurgião vascular da rede pública. Logo após a avaliação do profissional, os pacientes poderão passar pelas sessões de tratamento no ambulatório da Santa Casa.
O paciente recebe todo o acompanhamento necessário do quadro evolutivo. O tratamento não é estético, simples e não há necessidade de internação ou anestesia. O secretário de Saúde, Alexandre Vieira destaca as mudanças que são percebidas nas sessões.
- Percebe-se já na revisão com o paciente com duas semanas, tanto melhora nos sintomas como dor, queimação, peso, desconforto, quanto melhora estética aparente nas varizes – disse Alexandre Vieira.
O procedimento do SUS elimina a necessidade de operação de varizes em casos mais complexos. O método utilizado tem a finalidade de neutralizar a doença, mas não de cura definitiva.
Ainda segundo o secretário, o paciente deve seguir algumas recomendações pós-sessão. “Uma atadura é colocada na perna do paciente que precisa permanecer por 72h, sem retirar. Após esse período é necessário usar um gel nos hematomas e tomar uma medicação para circulação via oral por 30 dias”. Além destas recomendações, é importante que o paciente em tratamento não se exponha ao sol. Porém não é necessário repouso, podendo manter suas atividades habituais.
Palavras chaves: Tratamento De Varizes Por Espuma; Saúde; SUS