Resende

15° Min31º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

20/03/2023

SANTA CASA DE RESENDE REALIZA 1ª CIRURGIA DE CÂNCER DE RETO POR VIDEOLAPAROSCOPIA PELO SUS DO SUL DO ESTADO DO RJ

Procedimento é considerado um dos mais complexos e requer materiais cirúrgicos de ponta para minimizar quadro clínico dos pacientes

SANTA CASA DE RESENDE REALIZA 1ª CIRURGIA DE CÂNCER DE RETO POR VIDEOLAPAROSCOPIA PELO SUS DO SUL DO ESTADO DO RJ

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende realizou a primeira cirurgia de câncer de reto por videolaparoscopia do Sul do Estado pelo Sistema Único de Saúde. O procedimento aconteceu na manhã do último sábado, dia 18, na Santa Casa de Misericórdia e contou com uma equipe médica de cirurgiões proctologistas, anestesiologista e equipe de enfermagem. 

De acordo com o coloproctologista Hugo Ribas Neto, cirurgião principal do procedimento e diretor do Hospital Municipal de Emergência, esta é considerada uma das cirurgias por vídeo mais complexas a serem realizadas e requer materiais cirúrgicos de ponta, os quais já estão disponíveis tanto na Santa Casa quanto no Hospital de Emergência. 

- A cirurgia por vídeo reduz o tempo de internação hospitalar, diminui a dor pós-operatória e é feita por pequenos orifícios na pele de 1 centímetro cada. Este é um marco para a história da saúde de Resende, que vem investindo desde 2017 em melhorar os equipamentos para atender as demandas dos pacientes. O Hospital de Emergência, referência em atendimento 24 horas na região, também tem os aparelhos necessários para realizar este  e os demais procedimentos - explicou Jayme Neto, secretário de Saúde de Resende. 

Para que estas cirurgias de alta complexidade pudessem acontecer por meio do SUS, a Prefeitura de Resende investiu e fez melhorias nos equipamentos hospitalares para oferecer o que há de mais tecnológico aos pacientes que demandam procedimentos delicados. 

Março Azul-Marinho

Uma das campanhas realizadas neste mês é a “Março Azul-Marinho”, em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro mais comum no Brasil, de acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer colorretal tem origem no intestino grosso (cólon) e no reto, região final do sistema digestivo.

Palavras chaves: Primeira Cirurgia De Reto Por Videolaparoscopia; Santa Casa; Sistema Único De Saúde
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados