25/08/2023
SANTA CASA DE RESENDE PASSA A REALIZAR CIRURGIA PARA CORRIGIR OBSTRUÇÃO DE CANAIS LACRIMAIS
Pacientes poderão realizar a dacriocistorrinostomia gratuitamente através do SUS pela primeira vez na história do município
Crédito: Divulgação PMR
A Santa Casa de Resende continua recebendo melhorias e equipamentos que modernizam a unidade para ampliar o atendimento à população. A partir de agora, a unidade é capaz de oferecer a dacriocistorrinostomia, um procedimento de forma gratuita através do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é a primeira vez na história de Resende em que a cirurgia é oferecida gratuitamente.
O procedimento é realizado para corrigir a obstrução do canal lacrimal, quando alguns pacientes apresentam infecções de repetição e/ou lacrimejamento (chamado epífora), gerando a necessidade do procedimento cirúrgico, que pode ser realizado por via externa ou endonasal, por médico otorrinolaringologista com auxílio de um oftalmologista.
- É sempre importante que nossa rede pública de Saúde possa oferecer mais especialidades e atender a população com o que há de mais moderno na medicina. É um processo em andamento desde 2017, quando tínhamos uma Santa Casa muito perto de fechar. O que ouvíamos era que ela seria fechada em breve. Hoje, temos um hospital moderno e com um atendimento cada vez mais amplo. Agradeço ao secretário de Saúde Jayme Neto e ao diretor da Santa Casa, Kaio Marcio, além dos médicos Camila Chulú e Thiago Gadelha por nos ajudar a tornar realidade a dacriocistorrinostomia – disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Só este mês, a Santa Casa de Resende recebeu novos equipamentos de eletrocardiograma, e inaugurou o Centro de Imagem com o primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública da região. A unidade também recebeu o início das obras na cozinha, que será transformada em uma cozinha industrial, assim modernizando e adequando de acordo com a demanda que vem crescendo nos últimos anos.
Palavras chaves: Saúde Santa Casa