Obras e Serviços Públicos

26/11/2021

SANTA CASA DE RESENDE INICIA OBRAS DA NOVA CENTRAL LOGÍSTICA HOSPITALAR, NO CENTRO

Projeto terá lavanderia, almoxarifado para distribuir materiais e laboratório de análises clínicas

Crédito: Douglas Pacheco

A Santa Casa de Resende, que começou a ser transformada em 2017 pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Resende, iniciou as obras da nova Central Logística Hospitalar, localizada na Rua Timburibá, no Centro, que fica a 400 m da unidade. Inicialmente, o local prestará suporte de materiais à Santa Casa e ao futuro hospital oncológico e dará suporte a outros serviços já prestados ao município, como nos exames laboratoriais.

A nova Central terá uma lavanderia para fazer a higienização dos materiais, almoxarifado para distribuir os itens, além de laboratórios de análises clínicas. A logística interna de um hospital é responsável por transportar e encaminhar todos os materiais utilizados nas unidades de saúde. Estes serviços são essenciais para disponibilizar recursos e melhor atender os pacientes, além de facilitar o fluxo de materiais. O setor engloba produtos farmacêuticos, equipamentos esterilizados, amostras de laboratório, insumos de saúde e resíduos.

- O local foi escolhido para sediar a nova Central de Logística porque estava abandonado, sendo usado por  usuários de drogas. Além disso, vai oferecer melhor qualidade de vida aos moradores locais. Essa nova unidade vai possibilitar melhor atendimento à população em diferentes aspectos e vai nos permitir aperfeiçoar os serviços técnicos e operacionais, aumentando os leitos e, posteriormente, os serviços oncológicos no município – explicou o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira.

A Santa Casa passa, atualmente, por uma reestruturação para disponibilizar novos leitos, UTI, além de mais conforto e adequação para o Centro Cirúrgico e Serviço de Diagnóstico por Imagem (SDI). Desta forma, a nova Central ajudará a centralizar os serviços que antes eram feitos no próprio local (como lavagem das roupas, por exemplo), abrindo espaço para a criação de novas salas e diminuindo os custos individuais de cada unidade.

- Com a nova Central haverá uma melhor logística, mantendo a alta qualidade nos serviços oferecidos, que vão desde medicamentos até o atendimento à população. Além disso, com a união das atividades, a nova unidade vai otimizar o tempo e os esforços relacionados aos pacientes. Criar uma logística específica para fazer estas tarefas é importante para que os hospitais possam otimizar os processos internos e disponibilizar mais serviços à população - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

A previsão de conclusão das obras é no primeiro semestre do próximo ano.

Palavras chaves: Central Logística Hospitalar; Santa Casa