13/09/2011

Salas de Recursos atendem 350 estudantes da rede municipal

Prefeitura implanta projeto em mais uma escola

Salas de Recursos atendem 350 estudantes da rede municipal

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou esta semana a sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) - Sala de Recursos, da Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) - foto. O espaço tem a finalidade de prestar atendimentos pedagógicos especializados aos alunos incluídos nas classes regulares e que apresentam necessidades especiais. Atualmente são 20 salas de Atendimento Educacional Especializado funcionando em 14 escolas municipais. Os atendimentos oferecidos pelo programa já beneficiam mais de 350 alunos. De acordo com a coordenadora do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), Terezinha Saloto, o projeto é resultado de uma parceria entre o Município (que disponibiliza espaços e profissionais) e o Ministério da Educação, instituição responsável pelo fornecimento de equipamentos e materiais didáticos. Na Sala de Recursos da Escola Professor Carlinhos, serão atendidos 11 estudantes de turmas do terceiro ao sexto ano no contra turno (horário oposto em que o aluno recebe o ensino convencional na sala de aula), por uma professora com formação em educação especial. Um levantamento está sendo feito para que o espaço beneficie também crianças matriculadas na Escola Municipal Clotilde de Souza Ferreira (Fazenda da Barra III). - Os alunos participam de jogos pedagógicos com materiais que exercitam a coordenação motora, tato, respiração, audição, memória, definição de cores e descontração, entre outras atividades. O atendimento é individual, tem duração de 50 minutos e acontece duas vezes por semana – explica a coordenadora. Através do CEMAE, o trabalho conta ainda com o apoio de aproximadamente 20 profissionais, entre psicólogas, fonoaudiólogas, psicomotricista, psicopedagoga e pedagoga. Durante a inauguração da Sala de Recursos na Escola Professor Carlinhos, a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, destacou que estão sendo convocados os professores aprovados no último concurso público, o qual disponibilizou vagas para profissionais com especialização em educação especial. - A entrega desta Sala de Recursos representa uma grande conquista para a inclusão social, proposta da administração do prefeito José Rechuan (DEM) que vem sendo colocada em prática em todos os setores. São investimentos que vão contribuir para o desenvolvimento educacional e social dos nossos alunos – afirmou Soraia. Para a diretora da Escola Municipal Professor Carlinhos, Célia Maria na Cunha, a expectativa é muito grande, “pois os alunos vão ter condições de melhorar o aprendizado”. Além disso, segundo o entendimento de Célia, “a Sala de Recursos representa uma conquista para todos os profissionais da educação, que atuam diariamente com diferentes realidades”. Atualmente, as Salas de Recursos estão em funcionamento nas seguintes escolas: Doutor Jorge Miguel Jayme (Toyota); Getúlio Vargas, Abrahão Hermano Ribenboim e Algodão Doce (as três localizadas na Cidade Alegria); Dona Mariúcha (Santo Amaro); Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria); Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi); Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II); Visconde de Mauá; Sagrado Coração (Lavapés); Noel de Carvalho (Nova Liberdade); Júlio Verne (Vila Vicentina) e Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos).
Palavras chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL