12/11/2015

Sala do Empreendedor já registrou cerca de 60 atendimentos

Serviço fomenta novos negócios em Resende

Sala do Empreendedor já registrou cerca de 60 atendimentos

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

Lançada pela Prefeitura, em parceria com a Agência Estadual de Fomento (AgeRio), a Sala do Empreendedor, inaugurada no último dia 26 de outubro, já registrou 60 atendimentos, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira, dia 12, pela Secretaria de Trabalho e Renda. Diariamente, todo o cidadão que busca informações sobre o Microcrédito Produtivo Orientado encontra auxílio com servidores atendendo no horário entre 9h e 18 horas. A unidade funciona na sede da Secretaria de Trabalho.

Dos 55 atendimentos registrados, cinco estão na fase final com as etapas de visita e fotografia de empreendimentos visando a liberação de recursos.

E o cidadão terá mais comodidade para fomentar seu negócio com a união de três secretarias da Prefeitura de Resende: Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Comércio e a Secretaria de Fazenda. Com isso, o próximo passo é concentrar na unidade situada no bairro Comercial todas as etapas de formalização do Microempreendedor Individual (MEI).

Nesse sentido, o SEBRAE capacitou os servidores da Secretaria de Trabalho sobre o programa e o acesso ao sistema; a Secretaria de Comércio participa com a Comissão Permanente de Análise de Consulta Prévia (COPACOP) e a Secretaria de Fazenda vai capacitar servidores nesta quinta-feira, às 13 horas, para operarem o sistema do MEI.

– Esta integração permitirá que o serviço, que hoje é feito exclusivamente via SEBRAE e Prefeitura, tenha o ciclo completo dentro da estrutura da Prefeitura de Resende, envolvendo estas três secretarias e o atendimento centralizado na de Trabalho e Renda - frisa Lourenço de Souza Filho, secretário de Trabalho e Renda.

A Sala do Empreendedor permite fomentar o acesso ao Microcrédito Produtivo Orientado, liberando créditos de R$ 300 até R$ 15 mil, com financiamento de até 100% dos itens. O programa tem como fonte de recursos o Fundo Estadual de Fomento (Fempo). As condições de financiamento são as melhores do mercado: juros de 0,25% ao mês, carência de três meses e prazo de parcelamento em até 24 vezes. Conforme critérios da AgeRio, o financiamento é concedido para empreendedores ou empreendimentos em operação há, pelo menos, seis meses.

A documentação necessária é documento de identidade, CPF e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) atualizado em nome do cliente financiado. É preciso apresentar fiador, ter cópias dos três últimos meses do extrato bancário completo do mês corrente da conta em nome do financiado e três últimos contracheques ou extratos de benefício de aposentadoria do fiador. Para a pessoa jurídica como Microempreendedor Individual (MEI), é preciso apresentar, ainda, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o alvará do empreendimento. Além disso, o microempreendedor deve estar em dia com a Declaração Anual do Simples Nacional (Simei).

SEBRAE – Além da Sala do Empreendedor a Secretaria de Trabalho e Renda mantém parceria com o SEBRAE-RJ, orientando sobre a formalização do MEI e o fomento dos novos negócios. Desde a implantação da parceria, na primeira semana deste mês de novembro, sete pessoas já procuraram a Secretaria de Trabalho e Renda buscando informações sobre como se tornar um microempreendedor individual, trabalho que tem apoio das Secretarias Municipais de Comércio e de Fazenda, com a Comissão Permanente de Análise de Consulta Prévia (COPACOP) e a liberação de novos alvarás.

Todas as segundas e quartas-feiras, das 9h às 13h e das 14h às 16h, o SEBRAE-RJ, mantém plantão na Secretaria de Trabalho e Renda. Nestes mesmos dias, entre 16h30 e 17h30 ocorre a palestra de informações sobre o MEI, com o orientador de negócios do SEBRAE, Jayme Souza Filho. Todas as atividades são gratuitas e destinadas ao público de toda a região das Agulhas Negras.

A Secretaria de Trabalho e Renda está situada na Rua Gulhot Rodrigues, nº 275, no bairro Comercial.

Palavras chaves: GERAÇÃO DE RENDA