Fazenda

27/10/2015

Sala do Empreendedor é inaugurada em Resende

Empresários terão acesso a linhas de créditos para negócios

Sala do Empreendedor é inaugurada em Resende

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan inaugurou na segunda-feira, dia 26, um novo serviço voltado para os micros e pequenos empresários da região das Agulhas Negras: a Sala do Empreendedor. Desenvolvida pela AgeRio (Agência Estadual de Fomento), a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, entre 9 e 18 horas, na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, no bairro Comercial, com o objetivo principal de auxiliar empresários na liberação de recursos para investir em seus negócios, através do Microcrédito Produtivo Orientado.

Em parceria com o SEBRAE/RJ, na Sala do Empreendedor será realizado ainda o atendimento para o trabalhador se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), além da unidade futuramente contar com um totem de serviços do SEBRAE. Entre as vantagens de ser um MEI estão ter a empresa legalizada e apta para emitir nota fiscal eletrônica, poder contratar funcionário e ter direito a benefícios previdenciários, por exemplo.

Através do Microcrédito Produtivo Orientado, o governo espera auxiliar os empresários a financiar mercadorias; obter novos equipamentos e itens necessários à atividade empreendedora ou até mesmo reformar o próprio negócio. O valor do crédito é de até R$ 15 mil, com taxa a partir de 3% ao ano, prazo de até 24 meses.

- A AgeRio é parceira do município em importantes obras e agora possibilitará recursos para os empresários. Hoje é uma data especial para nós, pois teremos também a aula inaugural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, mais uma ferramenta importante na geração de emprego e renda. Os dois investimentos são frutos de um trabalho de parceria, que contou com a atuação da Secretaria de Trabalho, com uma deputada estadual intermediando as ações na porta da AgeRio e um deputado federal, em Brasília, nos beneficiando junto ao Ministério da Educação. Quando todos os agentes se juntam, quem ganha é a população - afirma Rechuan.

Com a facilidade de carência de até três meses para iniciar o pagamento, a deputada Ana Paula Rechuan acredita que as linhas de financiamento serão de fácil acesso aos empreendedores. Existem duas modalidades para garantia do financiamento: fiador com renda comprovada ou fiança solidária de no mínimo três e no máximo 10 pessoas.

- Resende não parou durante a crise e demonstra potencial para tentar melhorias perante toda essa situação, contando com muita credibilidade. A Sala do Empreendedor demonstra esta união de esforços e quando iniciamos esta solicitação junto à AgeRio, não faltou empenho e hoje a população de Resende tem acesso a esta importante ferramenta para fomentar seus negócios - comenta a deputada Ana Paula Rechuan.

Por sua vez, o deputado federal Alexandre Serfiotis lembrou que o Ministério do Trabalho e Emprego inseriu Resende como cidade prioritária em diversos projetos, como a emissão das carteiras de trabalho em sistema digital.

- A Sala do Empreendedor é fundamental para os negócios dos micro e pequenos empresários. Essa parceria com a AgeRio viabiliza este investimento para Resende e região, cidade que em breve emitirá a carteira de trabalho digital com nosso auxílio junto ao Ministério do Trabalho. O governo federal compreendeu a importância econômica da nossa região e a cidade passou a ter prioridade em projetos para o incremento da economia - frisa.

O presidente da AgeRio, Domingos Vargas, enalteceu a parceria com Resende lembrando que a entidade incentiva mais de 10 mil empreendedores em todo o estado. “Temos créditos com a Prefeitura de Resende, projetos em andamento. Temos as prefeituras do estado como clientes e já são mais de 10 mil empreendedores sustentados pela AgeRio. Vivemos a expectativa de expandir ainda mais abrindo esta Sala do Empreendedor em Resende. Garanto que não vão faltar recursos, beneficiaremos projetos de R$ 300 a R$ 15 mil com a menor taxa de juros do mercado. Tenho a certeza do sucesso em Resende, apostando no talento do prefeito Rechuan e toda a sua equipe”, disse Vargas, que após o evento ministrou palestra sobre o tema no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Resende.

Palavras chaves: GERAÇÃO DE RENDA