27/10/2023

SALA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL É ENTREGUE EM RESENDE DURANTE 2º FÓRUM DA INOVAÇÃO

Espaço será destinado à profissionalização de pais e/ou responsáveis por alunos matriculados na rede municipal de ensino; cursos serão ministrados em parceria com a UERJ e a Semcon Brasil

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, em colaboração com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Semcon Brasil - Serviços e Engenharia Ltda., inaugurou, nesta quarta-feira, dia 25, uma sala dedicada à capacitação e qualificação profissional de pais e/ou responsáveis de alunos matriculados na rede municipal de ensino.

A concepção desta parceria surgiu da necessidade de unir esforços para atender às demandas locais, proporcionando a qualificação necessária para evitar a dependência de mão de obra externa. O propósito é preparar a comunidade local com as habilidades requeridas, eliminando a necessidade de buscar treinamento em outros lugares.

A iniciativa surgiu da observação dos desafios enfrentados por setores de engenharia diante de projetos complexos, que anteriormente exigiam deslocamento e despesas substanciais para treinamento externo, resultando na perda de capital humano local e, consequentemente, afetando o progresso de projetos cruciais.

Nesse contexto, a Semcon Brasil estabeleceu uma colaboração com a UERJ, culminando no desenvolvimento de soluções para a comunidade de Resende. A parceria estabelecida entre essas entidades não apenas levou à criação da sala de qualificação, mas também serviu de propulsor para o "1º Fórum da Inovação", que aconteceu em 2022, onde a Prefeitura de Resende também se uniu como parceira. Isso proporcionou um ambiente propício para empresas locais interagirem e alinharem suas necessidades em comum.

No desenvolvimento da ideia de criação da sala de qualificação, as instituições concluíram que precisavam de um braço institucional que fosse a força motriz e  viabilizasse a logística, além de fazer a ponte entre a população e o mercado de trabalho.

O objetivo fundamental da criação desta sala de qualificação é fornecer educação profissional de alta qualidade para pais e responsáveis de alunos matriculados na rede municipal de ensino.

- Muitos deles enfrentam a difícil escolha entre atender às necessidades básicas, como alimentação, saúde e educação de seus filhos, e aprimorar suas habilidades profissionais. A iniciativa visa proporcionar acesso à tecnologias de ponta e oportunidades de capacitação que, de outra forma, estariam financeiramente fora de alcance - disse João Paulo Perez dos Anjos, controlador geral de Resende.

A Secretaria de Educação será responsável por coletar dados e cadastrar os responsáveis pelos alunos interessados em participar do programa de qualificação. O Sine Resende, por sua vez, identificará o nível de formação, orientará a seleção das turmas, direcionará as carreiras dos participantes, alinhando-as às necessidades do mercado de trabalho.

- A qualificação profissional oferecida vai abranger desde noções básicas de administração até competências avançadas em operações de engenharia. Esta iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Resende e seus parceiros em elevar o padrão de qualificação profissional, melhorando a qualidade de vida da comunidade e promovendo o crescimento econômico local - finalizou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Palavras chaves: Sala De Qualificação; Tecnologia; 2º Fórum Da Inovação