16/04/2012

Ambulâncias do SAMU ficam de prontidão no Hospital de Emergência

Saúde: Serviço de Atendimento Móvel oferece 25 vagas em Resende

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba abriu semana passada o processo seletivo simplificado para o preenchimento de 283 vagas para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Em Resende, o consórcio está disponibilizando 25 vagas nas seguintes funções: médico intervencionista (07), Enfermeiros (06), Técnicos Em Enfermagem (04) e Condutor de Veículo de Emergência (08). Mas também há oportunidades para a Central de Regulação, que fica em Volta Redonda, nos cargos de Médico Regulador, Farmacêutico, Técnico de Informática, Operador de Frota, Telefonista Auxiliar de Regulação e Auxiliar de Serviços Gerais.

A realização do concurso está a cargo da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda) e as contratações serão feitas através da Cruz Vermelha. Os salários variam de R$ 639,26 a R$ 4.200,00. As inscrições podem ser feitas até às 18 horas desta sexta-feira, dia 20 de abril, somente através da internet, pelo endereço eletrônico www.portalvr.com/concursopublico. No site, o candidato preencherá a ficha de inscrição, escolhendo apenas uma das vagas oferecidas e o município a que concorre.

As taxas de inscrições variam de acordo com o nível do emprego pretendido: R$ 100,00 para nível superior (médicos); R$ 60,00 para enfermeiros e farmacêutico; R$ 50,00 para os cargos de nível técnico e nível médio; e R$ 30,00 para candidatos de nível fundamental.

O boleto com o valor da taxa poderá ser pago em qualquer casa lotérica até o dia 20. A prova objetiva acontece no dia 13 de maio, às 9 horas, em Volta Redonda. Os locais serão divulgados no site dos organizadores, e o resultado final será divulgado no dia 13 de junho.

Serviço disponibilizado desde 2003 pelo Governo Federal em parceria com as prefeituras, através da Política Nacional de Urgências e Emergências, o SAMU conta com 157 centrais de regulação espalhadas por várias regiões do país. As centrais de regulação são unidades que concentram as chamadas para os atendimentos em municípios agrupados em regiões.

No caso de Resende, a Central de Regulação funciona em Volta Redonda e cobre também as cidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores e Valença, além de Volta Redonda, que formam o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba.

O cidadão pode acionar o atendimento do SAMU por meio de uma ligação ao telefone 192 (ligação gratuita). O atendimento de emergência acontece nas próprias ambulâncias nos casos de traumatologia, clínico, pediatria, cirurgia, ginecologia e saúde mental. Em Resende, as ambulâncias do SAMU (foto) ficam de prontidão no Hospital de Emergência.

As ambulâncias são equipadas com os aparelhos necessários à assistência de urgência, entre eles rede de oxigênio, prancha destinada à imobilização da coluna, talas para as situações de fraturas e ressuscitador. O serviço - cuja equipe é formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e motoristas - tem como objetivo diminuir o número de óbitos, já que o pronto atendimento é considerado fundamental pelas autoridades de saúde para salvar os pacientes.

Palavras chaves: OPORTUNIDADES