Resende

15° Min32º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

22/06/2012

Saúde na Escola já atendeu cerca de 2.700 estudantes desde março

Próxima escola beneficiada será Marieta Salles Cunha, na Baixada Olaria

Saúde na Escola já atendeu cerca de 2.700 estudantes desde março

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

   Lançado em março deste ano pela Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Saúde na Escola (PSE) já avaliou mais de 2.300 crianças da rede pública de ensino, com avaliação antropométricas e aferição de pressão, e outros 400 estudantes com avaliação audiológica. O programa atende a 14 escolas da rede municipal e 10 unidades da rede estadual de Resende, com o objetivo de avaliar as condições de saúde dos estudantes de cinco a 19 anos em vários aspectos, como nutricional, de vacina, hipertensão, oftalmológica, auditiva, saúde bucal, psicossocial, entre outras.

   Nas últimas três semanas, a equipe do PSE esteve realizando o trabalho com os alunos do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e, a partir da próxima segunda-feira, dia 25 de junho, estará na Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada Olaria), onde deve permanecer por cerca de duas semanas, até que toda a escola tenha sido atendida.

   Segundo a diretora de Educação em Saúde da secretaria e coordenadora do PSE, Ana Carolina Permínio, na sexta-feira, dia 22, a equipe do programa reuniu pais dos alunos da escola Marieta Salles para explicar sobre as ações do programa.

   - Antes de iniciarmos um trabalho em uma unidade escolar, sempre realizamos reuniões com os pais, para explicar tudo o que será realizado. Somente a partir daí iniciamos as avaliações - explicou Ana Carolina, destacando que o trabalho já foi realizado em seis escolas: Maria Dulce, Esther Politi, Júlio Verne, Lídia Pires e Professor Carlinhos, além do Getúlio Vargas.

   Na escola, além das avaliações que tem como objetivo detectar se os alunos apresentam algum problema de audição, obesidade e hipertensão arterial, também são realizadas palestras com temas variados, entre eles, drogas e medidas de higiene. Durante todo o mês de junho, as turmas da Escola Estadual José Medeiros, no bairro Paraíso, estão recebendo palestras com o tema "Gravidez na Adolescência e Sexualidade", ministrada pela enfermeira Sarita Fodor, abordando ainda assuntos como DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A próxima escola a receber a palestra será o Colégio Estadual João Maia (Centro Histórico), após o recesso escolar.

 

Palavras chaves: SAÚDE NA ESCOLA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados