14/05/2013
Saúde Mental realiza atividades para marcar Dia da Luta Antimanicomial
Programação prevê caminhada, café da manhã e show
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
O Dia da Luta Antimanicomial, considerado um marco na mudança de modelo de atendimento em saúde mental no Brasil, será comemorado em Resende neste sábado, dia 18 de maio, com uma programação realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa de Saúde Mental. De acordo com a coordenadora do programa, Ângela Monteiro, os pilares que sustentam o trabalho do programa estão alinhados com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, com a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras drogas e na reforma psiquiátrica, primando pelo respeito às diferenças, pela promoção de direitos humanos, inclusão social, enfrentamento do estigma, estratégias de redução e danos e intersetorialidade.
A programação terá início às 9 horas, quando os usuários dos serviços oferecidos através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) serão recepcionados com um café da manhã no CAPSad, localizado na Rua Madre Angélica, nº 28, no Jardim Brasília. Em seguida, eles sairão em caminhada até a Praça do Trenzinho, em Campos Elíseos, onde, às 11 horas, haverá um show com o músico Manoel Neto.
- Esta data é muito importante e para comemorá-la planejamos um evento com a intenção de reunir usuários, técnicos, familiares dos usuários e a comunidade de modo geral - explicou a coordenadora, salientando que para a realização do show, o programa contou com as parcerias da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e da Superintendência de Eventos e Integração.
Os usuários do Programa de Saúde Mental contam com três serviços: o Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas (CAPSad), que conta com psicoterapeuta, clínico geral e psiquiatra, além do atendimento psicossocial, que oferece terapia, prevenção à recaída, atendimento à família, atendimento acolhedor e oficinas terapêuticas; já o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CapsI), é voltado para atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos psíquicos e mentais, além de usuários de drogas; e o Centro de Atenção Psicossocial Casa Aberta, no bairro Vila Julieta, que atende adultos com transtorno mental e sofrimento psíquico grave, como psicose, neurose e autismo.
Para serem atendidos, os interessados ou responsáveis podem procurar pessoalmente os serviços ou agendar por telefone. Os pacientes podem ser encaminhados também por unidades de saúde.
CAPS Casa Aberta - Localiza-se na Avenida General Affonseca, 1.793, no bairro Vila Julieta. Telefone: 3359-4893.
CAPSad - Funciona na rua Madre Angélica, 28, no bairro Jardim Brasília. Telefone: 3358-0828.
CAPSi - Fica na rua Pandiá Calógeras, 205, no bairro Jardim Jalisco. Telefone: 3381-0727.