25/11/2013

Saúde Mental debate “Autismo e Saúde Pública”

Evento realizado pela Secretaria de Saúde acontece nesta terça-feira

Saúde Mental debate “Autismo e Saúde Pública”

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promove nesta terça-feira, dia 26, mais uma edição do Fórum Intersetorial de Saúde Mental, que terá como tema "Autismo e Saúde Pública". O evento, que é aberto ao público e também direcionado a profissionais de Saúde e Educação, acontece das 8 horas ao meio-dia, no Auditório da Universidade Estácio de Sá, no Jardim Brasília.

Esta edição do Fórum é realizada pelo Programa de Saúde Mental de Resende e do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial para Infância). A abertura contará com as presenças da diretora do Programa de Saúde Mental, Ângela dos Santos Monteiro, e da coordenadora do CAPSi, Silvia Cristina Vilas Boas Hacker.

O evento terá uma palestra sobre Clínica do Autismo, ministrada por Rosemary Fiães Pinto, psicóloga do CAPSI Eliza Santa Roza, do Rio de Janeiro, e Mestra em Clínica em Psicanálise pela UERJ, e também por Bianca Freitas, supervisora Clínico-institucional do CAPSi Resende e Supervisora em Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.

- Em seguida, a equipe do CAPSi Resende fará uma apresentação sobre o trabalho da unidade nos bairros, através do projeto CAPSi no Território - comenta a coordenadora Silvia Cristina.

Esse projeto desenvolvido pela Saúde Mental de Resende, que adota o "território" como instrumento de intervenção da saúde mental, consiste em uma parceria com as unidades básicas de saúde, levando o atendimento de saúde mental aos bairros onde os pacientes vivem.

O QUE É AUTISMO - O autismo é uma desordem na qual uma criança jovem tem dificuldade em desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal. É uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças. Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

Palavras chaves: SAÚDE MENTAL