15/09/2014

Saúde Mental de Resende desenvolve novos projetos e debate temas com população

Secretaria de Saúde promove encontro com moradores da Cidade Alegria nesta quarta

Saúde Mental de Resende desenvolve novos projetos e debate temas com população

Crédito: ACOM/PMR

O Programa de Saúde Mental de Resende está com projetos novos neste ano, que têm como objetivo apoiar ações de fortalecimento do protagonismo de usuários da rede e familiares que garantam o exercício de direitos de cidadania e a produção de novas possibilidades de vida.

Uma dessas ações é a "Rodas de Conversa", que também vai abordar os assuntos de saúde mental com Associações de Moradores e Conselhos Municipais. O objetivo é informar a sociedade civil organizada sobre os serviços oferecidos pela rede e como funciona o atendimento aos pacientes.

Nesta quarta-feira, dia 17 de setembro, o encontro será na Igreja Nossa Senhora da Paz, na Cidade Alegria, às 16h. Segundo a diretora de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, Ângela Monteiro, o tema desse encontro é "Vida", e os usuários do programa aproveitarão para contar um pouco de suas experiências.

- A reunião é aberta a toda a comunidade. O objetivo é fortalecer o protagonismo desses pacientes, além de ser uma oportunidade de a população conhecer a vida dessas pessoas - afirma a diretora.

Outra ação dentro do projeto Atitude em Foco é o Grupo de Teatro Fora do Sistema. O grupo, aberto à população a partir de 16 anos, se reúne toda as quartas-feiras, das 13h30 às 16h, na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Com temas que tratam da Saúde Mental, como drogas, internação compulsória, distúrbios mentais, entre outros, as apresentações serão sempre sucedidas de discussões. Para se inscrever, basta comparecer aos encontros. A Casa da Cultura fica na rua Luiz da Rocha Miranda, nº 117, no Centro Histórico.

Esse trabalho desenvolvido com profissionais, usuários e familiares da rede de Saúde Mental de Resende faz parte do projeto Atitude em Foco, selecionado pelo Ministério da Saúde. Por isso, a Prefeitura recebeu R$ 30 mil do governo federal, que serão destinados às despesas com divulgação da oficina, confecção de cenário e de figurino para as peças e qualificação dos profissionais.

- Os grupos de teatro já existiam dentro de cada Caps (Centros de Atenção Psicossocial). Mas resolvemos juntar todos os atendidos e ampliar para a participação da comunidade. A intenção é realizar apresentações itinerantes, em escolas, locais públicos, associações, sempre com a discussão ao final de temas relacionados à saúde mental - destaca a coordenadora de projetos da Superintendência de Saúde Mental, Milene Santiago.

O Folhetim da Saúde Mental é outro projeto que busca o fortalecimento do protagonismo dos usuários e familiares e também é aberto à comunidade. Com o informativo, os participantes vão divulgar ações, programação de atividades, agenda cultural, encontros, entre outros. Os encontros ainda não têm data marcada para começar, mas a intenção é que aconteçam na Biblioteca Municipal. Os interessados já podem se inscrever de quarta a sexta-feira, das 14h às 16h, no Caps ad, que fica na rua Madre Angélica, 28, no bairro Jardim Brasília.

A coordenadora adiantou ainda que a Secretaria de Saúde vai elaborar cartilha sobre a Rede de Atenção Psicossocial, voltada para agentes comunitários de saúde. O objetivo é capacitar os profissionais para ampliar o acesso dos pacientes que precisam do atendimento em saúde mental.

- Os agentes comunitários serão orientados sobre o funcionamento da rede de atenção psicossocial, quais os serviços oferecidos, como é a lógica de encaminhamento, para garantir que nenhuma pessoa fique sem esse atendimento especializado - destacou Milene.

Além disso, a Secretaria de Saúde e a Associação de Saúde Mental de Resende estão organizando dois encontros com as associações de Saúde Mental do sul fluminense. Resende já começou a levantar quais municípios da região não contam com associações, para contribuir na organização de profissionais da área, pacientes e familiares.

O sucesso do Programa de Saúde Mental é tanto que Resende também foi selecionada pelo Ministério da Saúde como preceptora de outros municípios na área de Saúde Mental. Na semana passada, o secretário de Saúde de Icó (CE), Luis Carlos Schwinden, esteve na cidade para conhecer a rede.

Palavras chaves: SAÚDE