17/03/2010

Saúde Bucal: Prefeitura de Resende é premiada em Brasília

Programa Cárie Zero e melhorias no atendimento odontológico contribuíram para a conquista

Saúde Bucal: Prefeitura de Resende é premiada em Brasília

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, anunciou nesta quarta-feira, dia 17, a escolha de Resende como uma das vencedoras na etapa estadual do “Prêmio Brasil Sorridente”. A honraria foi criada pelo Conselho Federal de Odontologia, em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo do prêmio é incentivar as Prefeituras e premiar anualmente o município brasileiro que mais se destacar no atendimento odontológico dentro da rede pública de saúde. - Esse prêmio é muito importante pelo reconhecimento do trabalho e investimentos da administração do prefeito José Rechuan, que definiu a saúde bucal como uma prioridade dentro da saúde do município, principalmente nas questões preventivas, como o Programa Cárie Zero, que foi lançado em março do ano passado, nas escolas municipais – avaliou Brito. Segundo o diretor de Saúde Bucal da Prefeitura, João Marcos Matos, Resende agora disputará o prêmio no âmbito nacional, dentro da categoria de municípios com até 300 mil habitantes. Além do reconhecimento, Resende receberá também , pela classificação na etapa estadual, um consultório odontológico completo. O prêmio será entregue na terça-feira da próxima semana, dia 23, no Rio de Janeiro. - A estruturação da Saúde Bucal, com a contratação de servidores, capacitação e melhoria na qualidade de trabalho desses profissionais, entre outras ações de valorização do quadro de funcionários, além do apoio do atual governo municipal à saúde bucal possibilitaram os números positivos alcançados pelo setor e a conquista do Prêmio Brasil Sorridente – enfatizou João Marcos. O principal projeto na saúde bucal desenvolvido pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde, é o Programa Cárie Zero. Este programa beneficia alunos da rede municipal de ensino e creches, além das gestantes atendidas pelo Programa Saúde da Família. Em um ano, o programa já eliminou a cárie em seis escolas e, neste ano, mais oito escolas foram incluídas no projeto, o que elevou de 18 para 26 o número de unidades de ensino atendidas. O Cárie Zero oferece serviços de tratamento odontológico completo, ou seja, atividades educativas na área da saúde bucal, procedimentos de prevenção contra a cárie, tratamento curativo e escovação supervisionada. Além disso, as crianças recebem kit de higiene bucal. Entre as ações realizadas a partir de janeiro do ano passado pela Prefeitura na área de saúde bucal estão também a ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas de Resende, que fica em frente ao Colégio Santa Ângela, no Centro, e a entrada em funcionamento do Núcleo de Especialidades Odontológicos de Engenheiro Passos, que foi totalmente reformado pela atual administração, além da implantação do atendimento odontológico para pacientes internados no Hospital de Emergência (foto).
Palavras chaves: RECONHECIMENTO