21/05/2010

Jogos da competição acontecem neste sábado, no Estádio do Trabalhador

Rugby, um novo esporte em Resende, reúne quase 40 atletas

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Os desportistas de Resende vão ter neste sábado, dia 22 de maio, às 15 horas, no Estádio do Trabalhador, a oportunidade de conhecer uma modalidade esportiva surgida no século XIX na Inglaterra, e que desde o ano passado vem ganhando adeptos no Município sob a coordenação do industriário Rodrigo Soares, funcionário de uma montadora de veículos do Pólo Industrial de Porto Real: o rugby, cujas partidas são disputadas por dois times formados por 15 jogadores cada, sem nenhum goleiro, e no qual a bola é lançada pelos atletas para trás, em busca do gol. Cada jogo tem a duração de 80 minutos, dividido em dois tempos de 40 minutos. No final do ano passado, a prática do rugby ganhou o apoio da Prefeitura de Resende, através da FUNRESP (Fundação Resende Esportes). - A administração do prefeito José Rechuan (DEM) vem oferecendo atenção especial ao esporte e lazer das crianças, adolescentes e jovens da cidade. Isso porque o esporte torna realidade perspectivas de um futuro melhor para todos e ao mesmo tempo se constitui numa ação preventiva de grande importância dentro da área de segurança. No caso do rugby, tudo o que for possível fazer para incentivar esta modalidade, vamos fazer, pois temos a consciência do grande alcance social que este projeto representa para o bem-estar físico e mental da nossa população – disse o presidente da FUNRESP, Vagner Barcelos. Atualmente, o núcleo do rugby em Resende reúne 37 atletas na faixa etária de 10 a 45 anos (foto), que formam as três categorias do esporte existentes na cidade: infantil, juvenil e adulto. Eles são moradores de vários bairros do Município, entre os quais Vila Moderna, Manejo, Jardim Jalisco, Vila Santa Isabel, Itapuca, Paraíso, Centro, Morada da Colina, Parque Ipiranga e Loteamento Barbosa Lima. Até pouco tempo atrás, os treinamentos dos atletas aconteciam todo sábado, no Campo de Aviação, mas agora eles estão sendo realizados no campo da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco). Segundo o presidente da FUNRESP, a Prefeitura já está trabalhando no sentido de conseguir um novo campo de treinamento para o projeto, o que permitirá à coordenação do rugby em Resende ampliar o número de jogadores atendidos. A chegada do rugby no município vai completar um ano no próximo dia 30 de maio. O coordenador do projeto na cidade, Rodrigo Soares, treinava na equipe de Volta Redonda, mas devido à impossibilidade de se deslocar toda semana para aquele município resolver implantar o núcleo do projeto em Resende. Inicialmente, este núcleo contava apenas com sete atletas, chegando a cair para três ou quatro pessoas em cada treinamento. Através da divulgação cada vez maior, o projeto foi crescendo e o número de adeptos não para de crescer, tendo alcançado recentemente a marca de 37 jogadores. Em apenas um ano de atividade, o núcleo de Resende realizou sete jogos, sendo três amistosos e quatro numa competição; participou de um campeonato no Rio de Janeiro (Beach Rugby 2010), através do qual se classificou para a Taça Prata do torneio.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL