14/06/2011

Ruas do Jardim Tropical serão recuperadas em breve

Sistema de Iluminação do bairro também passará por melhorias

Ruas do Jardim Tropical serão recuperadas em breve

Crédito: ACOM/PMR

Em mais um encontro para ouvir as reivindicações das comunidades, o prefeito José Rechuan (DEM) se reuniu semana passada com moradores do Jardim Tropical (foto), que se localiza na entrada da cidade. O encontro aconteceu na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), tendo contado também com as presenças dos secretários municipais Rubens Almada (Obras) e Renato Viegas (Fazenda), além do superintendente de Relações Comunitárias da Prefeitura, Ubiratan de Oliveira – Birinha. A recuperação das ruas e os reparos no sistema de iluminação pública do Jardim Tropical foram anunciados pela Prefeitura durante a reunião na comunidade. Um dos problemas debatidos no encontro do Jardim Tropical foram os alagamentos que costumam ocorrer no período das chuvas nas ruas da comunidade. Segundo o secretário Rubens Almada, o transtorno acontece devido ao fato de o Jardim Tropical estar situado abaixo do nível de outras comunidades, motivo pelo qual ele costuma receber todo o escoamento proveniente da Avenida Marechal Castelo Branco e até mesmo da Rua Luiz Pistarini. Diante disso, a Prefeitura já vem elaborando um projeto com o objetivo de corrigir o sistema de drenagem destas duas vias para que a água da chuva não continue sendo lançada totalmente no bairro. Rubens Almada lamentou que administrações anteriores tenham liberado a habitação do Jardim Tropical sem que essa questão tivesse sido solucionada. - A partir da elaboração de todo o projeto pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras, o prefeito José Rechuan já se comprometeu a buscar os recursos necessários, possivelmente junto ao Governo Federal, para a execução do serviço – disse Almada, acrescentado que a recuperação do pavimento das ruas do bairro terá início em julho e a melhoria do sistema de iluminação pública com a troca de lâmpadas será realizada imediatamente. A exemplo do secretário Rubens Almada, o prefeito criticou a liberação do bairro, “mesmo diante de alguns problemas de infra-estrutura existentes na época”. Ele revelou que a atual administração do Município tem detectado várias carências em loteamentos autorizados nos últimos anos, entre eles o Residencial Monet e o bairro Jardim do Sol. - Até mesmo alguns loteamentos mais antigos, como o Condomínio Casa da Lua, hoje apresentam problemas, entre eles drenagem deficiente e má qualidade do asfalto. Os moradores, no entanto, não têm culpa. Por isso, a nossa administração está realizando todos os esforços possíveis no sentido de encontrar as soluções para as questões encaminhadas à Prefeitura pelas comunidades – disse Rechuan. Os moradores do Jardim Tropical manifestaram ainda ao prefeito a preocupação com a possibilidade de ocorrer a impermeabilização do solo devido à construção de novas edificações no bairro, “o que agravaria ainda mais o problema de drenagem”. Rechuan tranqüilizou as pessoas presentes ao encontro, afirmando que exigirá dos próximos construtores a apresentação de um projeto eficiente de drenagem. Ele manifestou ainda sua confiança em conseguir recursos externos para a realização das obras que vão diminuir os transtornos causados aos moradores pelos constantes alagamentos na época de chuvas. De acordo com o prefeito, “o Município está com seu nome limpo junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado graças a um trabalho de controle da situação financeira coordenado pela Secretaria Municipal de Fazenda, o que já tornou a cidade apta para receber recursos federais e estaduais”. OUTRAS COMUNIDADES – Além do Jardim Tropical, Rechuan já se reuniu nos últimos meses com moradores dos bairros Itapuca, Jardim Primavera, Toyota, Morada da Barra, Jardim Esperança, Morada do Castelo, Morro do Cruzeiro e Paraíso. E os resultados positivos destes encontros já começam a ser divulgados. A quadra de esportes do Morro do Cruzeiro, por exemplo, começou a ser reformada recentemente. Por sua vez, as famílias residentes na Morada da Barra receberam no mês passado a notícia de que o bairro será contemplado com um Centro de Educação Infantil. Duas obras foram anunciadas recentemente para a Itapuca: a construção de mais um módulo do Programa Saúde da Família e a reforma da quadra localizada às margens da Rua Hostílio de Souza, que passará a ser coberta. Durante a reunião com os moradores do Paraíso, Rechuan informou que nos próximos meses a região terá atendimento médico 24 horas por dia. Isso será possível com a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Cidade Alegria, o que permitirá o deslocamento da equipe de profissionais de saúde hoje lotada no posto de saúde deste bairro para o Paraíso. O quadro funcional da UPA será formado por outro grupo de funcionários do setor. - O nosso relacionamento com as comunidades tem sido franco e direto. Anunciamos as medidas que podem ser adotadas rapidamente para atender as reivindicações dos moradores. Com relação aos problemas cuja solução não é possível a curto prazo, somos sinceros e expomos essa realidade à população, ressaltando, no entanto, que estaremos sempre trabalhando para resolver as deficiências apresentadas no tempo que for possível – concluiu o prefeito.
Palavras chaves: ENCONTROS COM A COMUNIDADE