Obras e Serviços Públicos

20/03/2013

Revitalização da antiga Caixa D'Água do Alto dos Passos será inaugurada neste sábado

Local vai abrigar novo polo do Criarte, com oficinas de música, artesanato, entre outras

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan inaugura neste sábado, dia 23, as obras de revitalização da antiga Caixa D'água do bairro Alto dos Passos, onde vai funcionar um novo polo do projeto Criarte, da Secretaria Municipal de Educação. A cerimônia está marcada para as 10 horas, e contará com a presença de autoridades municipais, profissionais da área da educação, alunos e moradores da região.

Durante a solenidade estão previstas as apresentações de percussão da Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos) e do coral da Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade).

O prédio da Caixa D'água é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal e estava em condições precárias. Segundo o secretário de Obras, Rubens Almada, os serviços incluíram recuperação do telhado, troca do piso e das esquadrias e reforma dos sanitários. A reforma, cujo valor girou em torno de R$ 140 mil, durou cerca de seis meses.

- Toda a obra foi realizada de acordo com os padrões estabelecidos pelo Patrimônio Histórico, para que houvesse preservação das características do imóvel - ressaltou.

Segundo a secretária de Educação, Rosaly Azevedo, neste novo pólo do Criarte serão oferecidas atividades artísticas e culturais para alunos da rede municipal e pessoas da comunidade. No cronograma estão oficinas de artesanato, teatro, coral e percussão, esta última realizada em parceria com a Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda.

Elas serão coordenadas por instrutores da Secretaria de Educação, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 17 horas, com intervalo para o almoço.

Este é o primeiro pólo exclusivo para atividades do Criarte no município. Além das escolas municipais, os demais projetos estão instalados em salões comunitários, clubes, associações de moradores, etc.

- São parcerias que firmamos com estes espaços para desenvolver as oficinas. Diferente da antiga caixa d'água onde o prédio foi totalmente reformado para atender a iniciativa naquela região - afirma a secretaria.

As inscrições continuam abertas e os interessados devem se dirigir ao pólo. Podem se inscrever pessoas com idade acima dos sete anos, estudantes ou moradores do Alto dos Passos e bairros vizinhos como Vicentina, Santo Amaro e Lavapés. No local, os candidatos preencherão uma ficha de inscrição informando dados pessoais como nome, idade, telefones de contato e horário em que poderão frequentar as aulas.

Palavras chaves: PATRIMÔNIO HISTÓRICO