09/07/2010

Trabalho é realizado pela Prefeitura em parceria com a PUC-RJ

Reunião debate Zoneamento Ecológico Econômico

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, a Prefeitura concluiu a primeira fase do ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico) de Resende, que vem sendo elaborado através de uma parceria com a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica). Segundo o secretário de Planejamento do município, Alfredo de Oliveira, a próxima fase será iniciada nesta segunda-feira, dia 12, às 14 horas, quando representantes de cada uma das secretarias municipais envolvidas com a elaboração do projeto e os professores e estagiários do GeTERJ (Departamento de Geografia da PUC) se reunirão no Lions Clube para a consolidação dos dados coletados na primeira fase. O Lions Clube se localiza atrás da Igreja do Rosário, no Centro Histórico de Resende.

- Na primeira fase deste projeto, realizamos um trabalho de campo com visitas às localidades da Serrinha do Alambari (foto), Capelinha, Visconde de Mauá, Fumaça, Bagagem, além do aterro sanitário, onde coletamos dados importantes como coordenadas geográficas, georeferenciamento de creches, postos de saúde e escolas. Fizemos ainda entrevistas com moradores dessas localidades e os técnicos dos órgãos municipais que acompanharam a visita puderam atualizar seus dados. A fase seguinte será a consolidação dessas informações – explicou Alfredo de Oliveira, lembrando que Resende será um dos primeiros municípios do Estado do Rio a realizar o ZEE.

De acordo com o secretário, o ZEE é um instrumento político e técnico de planejamento desenvolvido para disciplinar o uso regional do solo e a aplicação das políticas públicas, garantindo assim o desenvolvimento econômico sem prejuízo à qualidade de vida e à preservação do meio ambiente.

Alfredo salienta ainda que o setor da PUC responsável pela elaboração do projeto é o NAT (Núcleo de Apoio Técnico aos Municípios), que, sob a coordenação do professor Pedricto Rocha Filho, visa apoiar e implantar a política de desenvolvimento sustentável e a expansão urbana ordenada. O professor Pedricto foi um dos participantes da Conferência Municipal da Cidade de Resende, realizada no mês de março, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).

- A próxima fase do projeto, após a reunião do dia 12, será a elaboração de projetos para o desenvolvimento das áreas visitadas na primeira etapa. Temos que elaborar projetos de desenvolvimento econômico com auto-sustentabilidade. Na região da mata do Rio Preto teremos que desenvolver um projeto associado ao turismo – destacou, explicando que, após a conclusão dos projetos, os recursos poderão ser buscados junto ao Governo Federal e ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Palavras chaves: QUALIDADE DE VIDA