Resende

18° Min33º Max

Selo prevenção do site

Educação

27/12/2023

RETROSPECTIVA 2023: EDUCAÇÃO MUNICIPAL É DESTAQUE EM ROBÓTICA E É UMA DOS 4 MUNICÍPIOS A RECEBER LIGA STEAM

Educação em Resende recebeu unidades reformadas, novos materiais pedagógicos e mobiliário novo; 24 unidades de ensino estão em obras

RETROSPECTIVA 2023: EDUCAÇÃO MUNICIPAL É DESTAQUE EM ROBÓTICA E É UMA DOS 4 MUNICÍPIOS A RECEBER LIGA STEAM

Crédito: Raimundo Brasil

Em 2023, a educação pública de Resende teve uma conquista importante. Alunos do 4° e 5° ano da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves participaram do Torneio Brasil de Robótica. Os alunos levaram o nome da cidade para Brasília, onde a equipe Little Fish Lego, composta por 9 alunos representaram toda a cidade e os demais alunos. O grupo criou a proposta “Lixeira inteligente em defesa da vida aquática”. A iniciativa foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Resende e a Escola Sesi.

O ano também foi marcado por capacitação dos profissionais da educação para aprimorar o ensino público de Resende. Neste ano, os profissionais participaram da formação da Liga STEAM. A Liga STEAM busca investir na formação de diretores e orientadores da rede municipal para que possam estimular os alunos a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e responsabilidade. Resende foi um dos quatro municípios em todo o país e o único do Estado do Rio de Janeiro a receber a metodologia, que é fruto de uma parceria entre a Fundação ArcelorMittal e a Tríade Educacional.

As escolas com evidências da implementação do novo projeto receberam prêmios e certificados. Além disso, os educadores mostraram seus resultados obtidos ao longo da implementação da Liga STEAM.

Em 2023, a Prefeitura de Resende continuou com os investimentos, melhorias e obras na área da educação. Entre as medidas realizadas pela administração municipal estão as entregas de obras de unidades de ensino reformadas, o início e continuidade de obras de revitalização, as construções de novas unidades de ensino, a aquisição de novos veículos para atender as demandas da pasta, novos uniformes, mobiliários e materiais pedagógicos. Além de capacitação dos profissionais de educação e realização de atividades que promovem o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Durante o ano, a Prefeitura entregou três unidades de ensino completamente renovadas e com espaços adequados, após o período de obras de revitalização. São elas: Escola Municipal Hetelvina Carneiro, na Vargem Grande; CIEP 489 - Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria; e Escola Municipal Marieta Salles, que fica na Baixada da Olaria. Além disso, a Prefeitura construiu uma nova creche para as famílias da região da Liberdade, a Creche Municipal Professor Marcos Aurélio Ferreira de Aguiar (Professor Boca), que possui quatro salas com banheiros para atender crianças de 1 a 3 anos, uma sala de berçário, refeitório, áreas de lazer coberta e descoberta, secretaria, cozinha, lavanderia e rouparia. 

Vale destacar que desde o início da atual gestão já foram entregues obras em 39 unidades de ensino, entre escolas e creches, reformadas, ampliadas, ou construídas.

Vale destacar que atualmente 20 unidades de ensino recebem obras de revitalização e outras 4 são construídas do zero, sendo elas: Escola Municipal no Parque Minas Gerais, Creche Municipal no Parque Minas Gerais, Creche no bairro Jardim Aliança e o novo Centro Educacional Multidisciplinar - voltado para o atendimento de autistas.

A rede municipal de ensino também foi contemplada em 2023 com aquisição de 15 novos veículos para atender a Secretaria Municipal de Educação. Sete carros zero quilômetros, da Renault, são utilizados para atender as demandas do almoxarifado, patrimônio, manutenção e demais setores. Outros seis do modelo Chevrolet Onix Sedan para atender as demandas diárias. E duas novas vans Ford Transit, que auxiliam nos serviços administrativos como transporte de professores para capacitações, e de alunos que participam de eventos.

Assim como é feito anualmente desde o início da atual gestão, foram entregues novos uniformes para, em média, 14 mil alunos matriculados na rede municipal. A entrega foi feita gradativamente em etapas e os kits são compostos por casaco helanca, calça helanca, short saia para meninas, bermuda para meninos e casacos. Os alunos também receberam neste ano o kit de material escolar, que é composto por apontador, cadernos brochura e de desenho, cola, caixa de giz de cera, caixas de lápis, entre outros. Além disso, crianças e adolescentes receberam novos materiais pedagógicos e brinquedos para contribuir com seu desenvolvimento e aprendizado. Foram entregues ao todo 6.489 itens divididos em cada etapa escolar, entre eles, boliche, blocos de madeira, almofadas, fantoches de famílias e animais, quadros para pintura, dominó gigante, bolas gigantes, entre outros.

Pensando também na modernização da rede municipal, em 2023, as escolas e creches foram contempladas com novas mobílias e equipamentos que buscam apoiar e aprimorar a estrutura do ambiente escolar. Mais de 700 itens foram adquiridos como ventiladores, bebedouros, cafeteiras, sanduicheiras, geladeiras, microondas e fogão.

-Em mais um ano a educação pública de Resende passou por melhorias e investimentos que transformaram o ambiente escolar de nossas crianças e adolescentes. Além das obras de reforma e construções de unidades, foram realizados eventos e atividades que contribuíram para o desenvolvimento e a integração dos alunos. E também os profissionais da educação receberam capacitações e treinamentos para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade - disse a secretária de Educação, Rosa Frech.

Em 2023, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino também participaram de atividades que promovem o aprendizado, desenvolvimento, atividades esportivas e a integração do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Nos jogos para o Ensino Fundamental 17 escolas participaram de jogos de queimada, futsal e xadrez.

Já os Jogos de Integração da Educação Infantil foram voltados para os alunos do Pré II de 19 unidades de ensino da rede com brincadeiras como bolinhas no balde, cabo de guerra, pregadores no varal, cama de gato, entre outras.

Como em anos anteriores, a Secretaria Municipal de Educação também realizou a Semana do Brincar com o tema “Natureza e o Brincar - Espaço de encontros e encantos”. A programação contou com atividades como “Imaginar, Criar e Brincar”, “Pés no chão, brincadeiras em ação”, além de oficinas com bolinhas de guerra e amarelinha. A ação busca resgatar as atividades ao ar livre e exalta a essência do que é ser criança, o que é brincar e se divertir.

Palavras chaves: Retrospectiva 2023; Campeonato De Robótica; Liga Steam
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados