° Minº Max

Obras e Serviços Públicos

24/12/2021

RETROSPECTIVA 2021: PREFEITURA REALIZA SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA

Entre as principais obras que já estão em andamento: construção da quarta ponte, duplicação da Estrada Resende-Riachuelo e pavimentação da Rua Senhor dos Passos

RETROSPECTIVA 2021: PREFEITURA REALIZA SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, realiza intervenções de melhorias na infraestrutura das ruas, estradas e vias do município. Em 2021, a gestão municipal concluiu ou deu início às obras de pavimentação, manutenções das redes de drenagem e também realizou a Operação Tapa-Buraco.

Neste ano de 2021, a Prefeitura iniciou ou deu andamento em obras de infraestrutura em diversos pontos de Resende. Recentemente, a gestão municipal iniciou a pavimentação asfáltica na Rua Senhor dos Passos. Os serviços são realizados após uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Com esta parceria, o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Com esta parceria, o Governo do Estado envia o material necessário e a Prefeitura realiza o trabalho de usinagem e aplicação da massa asfáltica. As obras acontecerão em duas etapas, sendo que no primeiro momento será feita a colocação de uma camada asfáltica para regularizar a rua. Enquanto que na segunda etapa, as equipes realizarão o acabamento e a sinalização vertical.

Outra obra esperada que está em andamento é a construção da quarta ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que ligará todos os bairros da região das Barras ao distrito industrial de Resende, tornando uma nova opção de tráfego pela Via Dutra. No momento, utilizam o aparelho Bate Estaca para executar as fundações profundas, com a implantação das estacas das cabeceiras.

Além disso, as equipes trabalham em outra importante obra de mobilidade urbana que é a duplicação do viaduto sobre a linha férrea, no bairro Fazenda da Barra III, proporcionando mais segurança a todos.

-2021 foi um ano muito importante e repleto de avanços na mobilidade urbana e infraestrutura em nosso município. Demos início a obras muito esperadas pela população e que irão beneficiar a todos, seja com a segurança e fluidez no trânsito, como também solucionando problemas antigos. Além disso, também alcançamos números positivos com a Operação Tapa Buraco neste ano - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Ainda em 2021, foi iniciada a duplicação do Trecho 2 da Estrada Resende-Riachuelo, que vai desde a entrada do bairro Cidade Alegria até a entrada do bairro Acesso Oeste. Os serviços de duplicação das pistas proporcionarão melhorias na drenagem, criação de acostamento, ciclovia, calçadas e nova iluminação. O trecho possui 1,7 quilômetros de extensão. Ao todo, a área receberá 39 mil metros quadrados de asfalto, além de 1.670 metros de drenagem. Vale destacar que durante os serviços, os motoristas deverão ter atenção devido às retenções e desvios na pista, que acontecerão de acordo com a evolução das obras.

A gestão municipal também está com os trabalhos avançados na Rua José Carlos Giovani, que liga os bairros Alegria Velha e Nova Alegria. As obras já iniciaram para a pavimentação da rua, que contará com serviços de drenagem, asfaltamento, calçada, sinalização horizontal e iluminação. Já foi concluído 65% do trabalho de implantação do sistema de drenagem. A via possui aproximadamente 300 metros de extensão. Esta era uma reivindicação antiga dos munícipes devido aos transtornos causados pelas chuvas e tempo seco, e é muito utilizada para descarte de lixos e entulhos, atraindo animais peçonhentos para a localidade.

As equipes da Prefeitura também estão executando a recuperação do sistema de drenagem e pavimentação na região do Grande Manejo. Os serviços de recuperação de todo o sistema de drenagem contempla a região que corta as ruas Araribóia, Arthur Locher e o trecho da Avenida Coronel Mendes, na altura da Policlínica Manejo.

O principal objetivo deste serviço é solucionar os constantes alagamentos em dias chuvosos na região, que afetam os munícipes há mais de 30 anos e também o fluxo do trânsito. O sistema de drenagem existente será substituído por uma nova rede de águas pluviais. As obras beneficiarão todos os moradores da localidade, além de trazer melhorias para a mobilidade urbana e evitar os transtornos e prejuízos. Até o momento, mais de 48 metros de rede de drenagem já passaram por reforma e ao todo serão 596 metros de extensão recuperados.

Em 2021, as equipes realizaram a Operação Tapa-Buraco com execução de serviços de recuperação asfáltica em diferentes vias do município. Com o Tapa Buraco foram utilizadas 1.470 toneladas de massa asfáltica. Além disso, neste ano foram concluídas algumas obras importantes de infraestrutura que beneficiam a população e otimizam o tráfego de veículos. Por exemplo, neste período foram concluídos os asfaltamentos do bairro Ipiranga, da Perimetral na Cidade Alegria, além de manutenções em ruas e redes de drenagem.

Palavras chaves: Retrospectiva Infraestrutura